top of page

Faleceu Luís Pedro Fonseca

/ por Miguel Meira

Luís Pedro Fonseca faleceu ontem vítima de um ataque cardíaco fulminante aos 64 anos. O músico e produtor era dos nomes mais conhecidos do panorama musical português, desde os anos 70.

 

Começa como músico no grupo Plexus no final dos anos 60 e em 1970, com 17 anos é convidado para fazer parte de Os Chinchilas. Compõe no ano seguinte o tema Ana para a voz de Paulo de Carvalho.

 

Após um interregno devido ao cumprimento do serviço militar volta em 1976 ao mundo da música onde começa a trabalhar na Movieplay e onde conhece Zé da Ponte. Grava vários jingles publicitários, muitos deles que venceram prémios internacionais. Colabora no grupo Férias e no grupo Dia d'água.

 

Em 1980 é um dos elementos fundadores do grupo Salada de Frutas, em conjunto com Lena d' Água e Zé da Ponte. Obtêm um enorme sucesso nos dois primeiros anos da década de 80. Com a saída da vocalista, Luís Pedro Fonseca passa a trabalhar com Lena d' Água e compõe para ela muitos dos seus grandes sucessos, entre os quais Sempre Que O Amor Me Quiser.

 

Trabalhou com inúmeros artistas consagrados da música portuguesa como Tó Leal, Rão Kyao, Karamuru, Né Ladeiras, Fernando Pereira, Rui Veloso, entre muitos outros. Produziu um CD denominado Arquipélago com obras do compositor José Luís Tinoco.

 

Em relação aos Festivais RTP a sua primeira participação data de 1977, em conjunto com o grupo Férias, composto por Luís Pedro Fonseca, Pedro Malagueta, Zé da Ponte, Dulce Neves, Clara Pontes e Maria da Nazaré Fonseca, sua mulher, conhecida por Formiga, também já falecida. Interpretaram o tema Férias.

 

Em 1980 foi compositor e orquestrador da canção Lição de português, com letra de António Sala e interpretação de Madi.

 

Volta só a participar no Festival como autor, primeiro no Prémio Nacional de Música em 1988, onde compõe Por Te Querer Assim, para a voz de Tó Leal. Nesse mesmo ano é convidado pela RTP para ser um dos compositores para a selecção interna dos temas para a Eurovisão e aí é autor de Encontro Imediato, novamente interpretada por Tó Leal. Em 1992 é o orquestrador do tema Amo o Sol, interpretada pelo grupo Safari. Em 2001, Luís Pedro Fonseca é um dos membros do júri fixo das cinco semifinais do Festival RTP.

 

O nosso site deseja a maiores condolências a todos os amigos de Luís Pedro Fonseca e sobretudo aos seus três filhos: Pedro, Maria e Luz.

 

Please reload

bottom of page