top of page

Festival da Canção 2014

Convento do Beato - 8 e 15 de março

Breve informação sobre todo o processo de apuramento e seleção dos cantores e convite aos compositores

Em 2014 a RTP decidiu regressar à Eurovisão após um ano de interregno.
Com o objectivo de apurar a canção portuguesa para o ESC a estação pública de televisão decide levar a efeito mais uma edição do Festival da Canção, o que fazia todo o sentido porque este ano o evento comemora o seu 50º aniversário, consituindo a grande imagem de marca da RTP.
Assim, a RTP decidiu convidar 10 compositores a apresentarem um tema cada um, sendo sua a responsabilidade da escolha do autor da letra e dos respetivos intérpretes.

A fase de apuramento da canção portuguesa para o Eurofestival inclui dois espetáculos:
A semifinal que vai ter lugar a 8 de março no Convento do Beato, em Lisboa, onde irão desfilar as 10 canções concorrentes que ficarão à votação dos telespetadores durante essa noite.
As 5 canções mais pontuadas passam à grande final do dia 15 de março.A escolha dos 5 temas finalistas será feita, apenas, pelo método de televoto, onde a cada número de telefone/telemóvel só será permitido um voto. Os telespetadores poderão votar as vezes que desejarem, porém só o último é validado.
Após de conhecidas as 5 canções mais pontuadas a votação para a eleição da nossa representante no ESC começa no dia seguinte (a 9 de março) com todos os finalistas em igualdade de circunstâncias ou seja a zero votos.

Na grande final de 15 de março as 5 canções finalistas voltam a desfilar, ainda com a votação em aberto. Quando os apresentadores darem por encerradas as votações o tema que reunir o maior número de chamadas telefónicas é declarado vencedor.A eleição da canção vencedora é feita 100% através do televoto, ficando as linhas telefónicas abertas desde 9 de março até à noite de 15 do mesmo mês. Porém, nesta votação não há qualquer restrição para o número de chamadas telefónicas por aparelho.

Os compositores convidados foram, por ordem de desfile das canções, na semifinal:
Andrej Babic, João Só, Jan van Dijck, Hélder Godinho, Ricardo Afonso, Marc Paelinck, João Matos, Nuno Feist, Tozé Santos e Emanuel.

    
bottom of page