top of page

Isto é Eurovisão Itália 1992 Rapsodia

21/08/2014 por Luis Pereira

Malmö foi a cidade sueca escolhida para sediar a trigésima sétima edição do Festival Eurovisão da Canção. Mais tarde em 2013 O ESC voltaria a esta cidade sueca.

 

Nesse ano a vitória foi para a Irlanda com a canção Why me? interpretada por Linda Martin, da autoria de Johnny Logan o grande vencedor de 1980 e 1987. Com esta vitória a Irlanda dá início a uma série, única e histórica, de vitórias no ESC (1992, 1993, 1994 e 1996). A intérprete, Linda Martin, já tinha pisado os palcos do Eurofestival em 1984 tendo atingido um honroso segundo lugar também com um tema Johnny Logan, "Terminal 3".

A televisão sueca usou uma animação computorizada para mostrar aos telespectadores a localização do Festival Eurovisão da Canção 1992 numa viagem que se iniciou em Roma e terminou na pista de gelo de Malmö.

A apresentação desta edição esteve a cargo de Harald Treutiger e Lydia Capolicchio esta ultima é uma apresentadora de TV descendente de italianos. Estes dois apresentadores apesar do seu profissionalismo deixaram muito a desejar na apresentação das canções devido à frieza tão característica dos nórdicos.
 

 

PORTUGAL
Portugal concorre com Amor de água fresca interpretado por Dina. Apesar de não ser a minha preferida, sei que foi a melhor escolha para nos representar este ano. Amor de água fresca atingiu o 17º lugar entre 23 países concorrentes. A nossa participação no ESC teve letra de Rosa Lobato de Faria e música de Ondina Veloso (Dina).

A máxima pontuação obtida por Portugal foi a terceira posição (8 pontos) dados por Israel e pela Alemanha. 16 dos 23 países concorrentes não votaram em Portugal.
 

A VENCEDORA
Why me? a canção vencedora interpretada por Linda Martin que já havia participado antes nas finais nacionais irlandesas: quatro vezes como membro da banda Chips sem nunca ter conseguido o passaporte para o ESC; outras quatro vezes a solo e finalmente mais uma vez como membro da banda "Linda Martin and Friends".

No total participou nove vezes e venceu duas: uma em 1984 com Terminal 3 conseguindo um 2º lugar para a Irlanda e em 1992 com Why me? sendo a grande vencedora da noite.

O júri português atribuiu-lhe 4 pontos enquanto que Israel e França não lhe atribuiu qualquer pontuação.

Esta não era a minha escolha para a vencedora da noite. Consigo encontrar no mínimo três canções que preferia ver como vencedoras em vez de Why me?
 

CURIOSIDADES
- A Holanda regressa ao certame após um ano de interregno elevando o número de participantes para o recorde até então - 23.


- Em 1992 o Eurofestival esteve repleto de cantores famosos nos países de origem:
 * Pelo Reino Unido esteve presente no certame  Michael Ball, actor e cantor britânico, vencedor de um Prémio Oliver. É conhecido por canções como Love Changes Everything e no teatro atuou como Marius em Les Misérables, Alex em Aspects of Love, Caractacus Potts em Chitty Chitty Bang Bang, Raoul em The Phantom of the Opera e Edna Turnblad em Hairspray;
* Pela Alemanha os Wind que já haviam participado em 1985 com Für alle e em 1987 com Lass die Sonne in dein Herz;
* Por Israel tivemos Dafna que mais tarde faria a co-apresentação do ESC ao lado de Yigal Ravid e Sigal Shachmon;
* Por Malta esteve presente Mary Spiteri que já havia tentado a vitória algumas vezes nas finais nacionais de Malta;
* Pela Itália, Mia Martini, que também já havia participado no ESC em 1977 com Libera. Ambas excelentes interpretações que mereciam ter ficado muito melhor classificadas;
* Pela Suécia Christer Bjorkman, o atual director musical do Melodifestivalen, que se ficou pelo penúltimo lugar com apenas 9 pontos, isto apesar de jogar em casa;
*Pela França Kali que liderou um grupo de música das carabeana das Índias Ocidentais;
* De Chipre veio a famosa cantora Evridiki que anteriormente já havia participado em três edições do ESC mas como vocalista (1983 com I agapi akoma zi, 1986 com Tora zo e em 1987 com Aspro-mavro). Finalmente estreou-se como solista e volta a repetir em 1994 com Ime anthropos ki ego e em 2007 com comme ci comme ça;
*Pela Espanha tivemos o primeiro cantor cego a pisar os palcos do Eurofestival Serafin Zubiri que volta a pisar os palcos da eurovisão em 2000 com Colgado de un sueño

- A Jugoslávia fez a sua última participação neste ESC com a cantora Nena Extra. A Jugoslávia estreou-se em 1961 com Ljiljana Petrović, teve 27 participações interrompendo a sua participação entre 1977-1980 e 1985. Vence o concurso em 1989 com Rock me e em 1990 sediou o Festival Eurovisão da Canção em Zagreb no Vatroslav Lisinski Concert Hall.

- Os austríacos foram representados por Tony Wegas, natural da Hungria.

- Inicialmente a Suíça havia selecionado como sua representante Géraldine Olivier com a canção "Soleil Soleil", acabando por ser desclassificada por incumprimento nos prazos. Em sua substituição foi escolhida  Daisy Auvray com a canção "Mister Music Man" que se ficou pelo 15º lugar.

- Pela Islândia tivemos o grupo Heart 2 Heart que são nada mais nada menos que o Duo Stjornin, que já havia concorrido em 1990, em Zagreb.

- A Finlândia fica-se, e muito bem, pelo último lugar da tabela com a canção "Yamma - Yamma".
 

CANÇÃO EM DESTAQUE 

Já me apeteceu destacar uma canção pela negativa e este ano se o fizesse seria a canção da Finlândia. Sinceramente não consigo gostar deste tema e por isso mesmo prefiro não seguir este caminho. Por isso prefiro comentar canções que gosto e este é mais um ano onde posso destacar várias canções que gosto, algumas delas aprendi a gostar mais tarde, outras adorei assim que as ouvi. Vou debruçar-me sobre uma delas. No entanto gostaria de dizer que este ano a Suécia era uma das minhas favoritas, mas parece que os suecos só convenceram os júris da França que lhe deu 1 ponto e da Dinamarca e Servia Montenegro que lhe atribuem 4 pontos cada. São gostos, ou estratégias, nunca entendi muito bem.

A minha grande favorita deste ano é sem sombra de dúvida a Italiana Mia Martini com a sua "Rapsodia"  uma canção que além de falar no envelhecimento e nas memórias da vida fala-nos também sobre as perspectivas para o futuro. Esta deveria ter sido, na minha opinião, a grande vencedora da noite, no entanto ficou se pelo quarto lugar entre 23 países concorrentes. Na minha modesta opinião quer a canção (poema/orquestração), quer a interpretação são em tudo superiores às canções da Irlanda, Reino Unido e Malta, que lhe ficaram à frente.

Mia Martini era dona de uma excelente voz. Digo "era" porque infelizmente já nos deixou. Dois anos depois desta participação no ESC, Mia Martini morre de insuficiência cardíaca. Uma grande perda para a musica.


As minhas pontuações para este tema são as seguintes:

letra: 10

musica: 10

interpretação: 10

apresentação em palco / coreografia: 8

visual: 4

sensualidade: 0

Please reload

bottom of page