
Isto é Eurovisão - Alemanha 1980 Theater
17/08/2014 por Maria Fernanda Fonseca

O Festival efetuou-se na Holanda, mais propriamente no Congresgebouw em Hague, no dia 19 de abril, e teve a participação de 19 países.
A apresentação esteve a cargo de Marlous Fluitsma, de seu nome completo Maria Louise Clara Albertine Marlous Fluitsma, nascida a 12 de dezembro de 1946. Uma atriz alemã, que fez diversos filmes e também algumas séries de televisão, e que naquele ano foi convidada pelo país anfitrião para ser a apresentadora do Eurofestival. No green room, esteve Hans van Willigenburg.
Oa países participantes foram pela ordem de apresentação em palco: Áustria, Turquia, Grécia, Luxemburgo, Marrocos, Itália, Dinamarca, Suécia, Suíça, Finlândia, Noruega, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Holanda, França, Irlanda, Espanha e Bélgica.
Nesta edição os apresentadores de todos os países concorrentes vieram a palco apresentar os respetivos intérpretes.
PORTUGAL
Portugal esteve presente nesse ano, com José Cid, e a canção “Um grande, grande Amor”, música e letra do próprio cantor e a orquestração a cargo do Maestro Jorge Machado. Uma canção que levava um cheirinho a Inglês, Francês e Alemão. Obtivemos a segunda melhor classificação de sempre, um sétimo lugar com 71 votos.
A VENCEDORA
Venceu a Irlanda com Johnny Logan e a canção “Whats Another Year”, uma balada escrita por Shay Healy, calma, muito bem interpretada, uma letra bonita e com um cantor que à época, não passava despercebido ao público feminino porque era bonito e cantava muito bem.
CURIOSIDADES
Marrocos entrou pela primeira e única vez, neste Festival. Por isto, Israel que tinha ganho os dois festivais nos anos anteriores, a 22 de abril de 1978 com “A-ba-ni-bi” e a 31 de março de 1979 com a célebre “Aleluia”, deveria ser como já era hábitual o país a fazer o Festival nesse ano. Como protesto não concorreu, tendo dado origem a que o mesmo se fizesse então na Holanda.
Os jurados de cada país já davam as pontuações de 12 votos para a canção que gostavam mais, 10, 8, 7 e por aí fora até chegar ao voto 1, que dariam à canção que na sua opinião era mais fraca.
Outra curiosidade, quase todos os países votaram na nossa canção, apenas Áustria, Marrocos, Inglaterra e Espanha não nos deram nenhum ponto. A Itália deu-nos 10 votos o máximo de votos dados nesse ano à nossa canção por um dos países concorrentes.
Portugal deu 12 votos à Itália, e 10 votos à Bélgica, por sinal canções que não foram de todo do meu agrado.
Foi um festival que na minha opinião não primou por canções bonitas, bem pelo contrário, algumas bem irritantes e com maus visuais. Luxemburgo, Marrocos, Dinamarca, Suécia, Finlândia, França, Espanha e Bélgica, fazem parte do lote das canções que eu não gostei mesmo. A canção norueguesa achei-a fora do vulgar, e a Inglaterra teve uma boa canção mas um visual muito mau, na minha opinião.
Por isso não me foi nada difícil eleger a minha canção favorita deste ano.
CANÇÃO EM DESTAQUE
E a escolha da minha canção para o ano de 1980 vai para; a canção da Alemanha.
Esta canção que ficou em segundo lugar com 128 votos, apenas a Grécia e a Noruega não votaram nela, não podia passar despercebida neste Festival
Muito boa a aposta alemã, numa canção que homenageia o Teatro e o Musical. “Theater” interpretada por Katja Ebstein, penso que é facto único até hoje no Eurofestival. Esta canção podia muito bem ter vencido o certame neste ano. Excelente interpretação, cantada na língua mãe, visualmente perfeita e a coreografia muito adequada ao estilo da canção.
Esta foi a terceira participação de Katja Ebstein no Eurofestival, a primeira foi em 1970 e a segunda em 1971, em ambos os Eurofestivais esta cantora alcançou a 3ª posição para o seu país.
As minhas pontuações para esta canção são as seguintes:
letra: 9
musica: 10
interpretação: 10
apresentação em palco / coreografia: 10
visual: 10
sensualidade: 8





