top of page

Isto é Eurovisão Luxemburgo 1978 Parlez-vous Français?

12/08/2014 por André Miguel Godinho

O Concours Eurovision de la Chanson de 1978, realizou-se em Paris, no dia 22 de Abril, no Palais des Congrès.

Os apresentadores foram Denise Fabre e Léon Zitrone. Participaram 20 países, tendo regressado à competição a Noruega e a Turquia. No entanto, não houve nenhuma estreia. O sistema de votação foi o que é usado atualmente, ou seja, cada país vota em 10 países, pontuando com 12 pontos aquela que considera ser a melhor canção. O cenário foi um dos mais bem conseguidos e sofisticados até à altura, numa surpreendente plataforma rotativa onde estava a orquestra!

 

A VENCEDORA

Israel foi o país vencedor este ano, com Izhar Cohen & The Alphabeta com a canção A-Ba-Ni-Bi. Esta canção tem autoria de Ehud Manor numa composição de Nurit Hirsh que foi também o orquestrador e diretor de orquestra. Pode-se considerar esta canção um “up-tempo”, ou uma “disco song” tão em moda na altura! O cantor era bastante popular na década de 70 em Israel, tendo começado muito jovem a sua carreira. O grupo que o acompanhava era constituído por cantores israelitas: Reuven Erez, Lisa Gold-Rubin, Nehama Shutan, Ester Tzuberi e Itzhak Okev. Israel, que atuou com o número 18, quase a encerrar o desfile, venceu com larga vantagem sobre a Bélgica, segunda classificada, obtendo por 6 vezes a pontuação máxima. A Suécia foi o único país que não votou em Israel.
 

PORTUGAL

Portugal foi representado pelos Gemini com a canção Dai Li Dou. A canção desfilou com o número 5, tendo obtido curiosamente 5 pontos, atingindo apenas o 18.º lugar na tabela final. O grupo era constituído por Tozé Brito, Mike Sargent, Fátima Padinha e Teresa Miguel. Já tinham tentado a sorte em 1977 mas foi neste ano que conseguiram a vitória nacional com esta canção, com letra de Carlos Quintas, música de Vítor Mamede e com orquestração e direção de orquestra de Thilo Krasmann. Eládio Clímaco fez este ano a sua primeira locução deste Festival para a RTP.
 

CURIOSIDADES

Todos os países foram obrigados a cantar nas suas línguas natais.

Foi a primeira vez que o Festival teve dois apresentadores.

Foi o primeiro ano em que a Turquia e a Grécia se encontraram nesta competição.

A Dinamarca voltou à competição, sendo que não participava desde 1966. A Noruega teve 0 pontos. Foi a primeira vez que tal aconteceu neste sistema de votação.

Alguns artistas voltaram a participar este ano: Ireen Sheer, que representou a Alemanha, já tinha participado pelo Luxemburgo em 1974; Jean Vallée tinha já representado a Bélgica em 1970; Norbert Niedermeyer fez parte da banda The Milstones, que representou a Áustria em 1972 e regressou este ano na banda Springtime.

 

CANÇÃO EM DESTAQUE   

A canção de Israel foi a mais marcante e a que fica mais no ouvido, no entanto outras canções se destacaram, como é o caso da canção do Luxemburgo: Parlez-Vous Français? das populares Baccara, que obtiveram o 7.º lugar na tabela. A canção tem autoria de Frank Dostal e Peter Zentner e a composição é de Rolf Soja, que foi também o orquestrador e diretor de orquestra. A canção pode-se considerar uma “up-tempo” ao estilo “disco song” do final dos anos 70 e tem como tema o romance nas férias descrevendo a importância de falar francês, descrevendo-a como a língua do amor e do verão! Foi um sucesso na altura, tendo atingido alguns tops europeus durante esse ano. As Baccara eram um dueto espanhol formado em 1977, por Mayte Mateos e Maria Mendiola, e que ganhou fama internacional com o single: Yes Sir, I Can Boogie, que foi número 1 em toda a Europa, motivo esse que as levou a serem convidadas pela estação luxemburguesa a representarem o país na Eurovisão onde desfilou com o número 17.


Para terminar, as minhas pontuações, de 0 a 10, para esta canção são as seguintes:

letra: 6

musica: 6

interpretacao: 8

apresentacao em palco / coreografia: 8

visual: 8

sensualidade: 8

Please reload

bottom of page