top of page

Isto é Eurovisão Dinamarca 1957 Skibet Skal Sejle I Nat

10/08/2014 por Miguel Meira

O segundo Festival Eurovisão da Canção teve lugar a 3 de Março de 1957, na Alemanha, no Großer Sendesaal des Hessischen Rundfunks (estúdios da TV alemã), em Frankfurt.

Só a partir deste ano é que fica estipulado que o vencedor da edição anterior organizaria no ano seguinte o Festival. No entanto correram rumores que a Alemanha se tinha oferecido para organizar o evento depois de Walter Andreas Schwarz ter ficado em 2º lugar no ESC1956, no entanto, isso nunca ficou provado.

A apresentação esteve a cargo de Anaid Iplicjian, nascida a 24 de Outubro de 1935. É actriz e apresentadora de televisão, aparecendo ainda com alguma frequência nas televisões alemãs e austríaca. Na Eurovisão apresentou em alemão todo o evento, com exceção da votação em que utilizou o inglês e o francês para a comunicar com os jurados dos 10 países a concurso.

Como referi foram 10 os concorrentes este ano, estreando-se o Reino Unido, a Áustria e a Dinamarca, que teriam já participado no ano anterior se tivessem entregado a sua candidatura no tempo regulamentar. A abertura do Festival foi um pequeno tema instrumental a cargo da orquestra da televisão HR dirigida pelo maestro Willy Berking. Depois da apresentação dos 10 temas não houve nenhum entre-act passando-se a outra parte do estúdio, onde foi feita a votação.

O cenário foi muito simples, dada a dimensão pequena do espaço, apenas uma escada por onde desciam os concorrentes e um painel em forma de harpa que mudava o seu fundo a cada uma das canções. Do lado esquerdo estava a orquestra e do lado direito a mesa onde foi feita as votações, com o mapa com os países concorrentes por trás. Abandonou-se o sistema de votação de 1956, dado ter sido polémico e institui-se o modelo de votação que cada país tinha dez jurados que votavam no seu tema preferido e depois a votação era organizada e transmitida pelo porta-voz do júri. Cada júri não podia votar no seu próprio país, ao contrário do que aconteceu na edição anterior. A votação foi feita por telefone contando Anaid Iplicjian com uma telefonista para efetuar as chamadas. Foi utilizado um quadro mecânico, onde eram assinalados os votos e onde estavam os títulos das canções e não os países como é habitual.

A VENCEDORA

O tema vencedor deste ano foi “Net Als Toen” (Tal como dantes), representando a Holanda. Foi a primeira vitória deste país e a segunda participação de Corry Brokken, que mais tarde participou em 1958 novamente e em 1976 apresentou o certame. A canção era uma forte balada apresentando um solo de violino por Sem Nijveen, que acompanhou em palco a cantora. Foi composta por Guus Jansen, com letra de Willy Van Hemert e dirigiu a orquestra pela primeira vez o experiente maestro Dolf van der Linden. “Net Als Toen” ficou em primeiro lugar com 31 pontos, tendo recebido votos de todos os jurados, tendo os júris suíço e austríaco sido os mais benévolos, com sete e oito pontos respetivamente. O tema foi gravado também em francês e alemão.
 

CURIOSIDADES

- Foi um dos poucos Festivais da Eurovisão em que a apresentadora falou somente na língua nativa, neste caso em alemão.

- Anaid Iplicjian é de origem arménia, país que só muito mais tarde fará parte da Eurovisão.

- Lys Assia, pela Suíça e Corry Brokken, pela Holanda, bisaram a participação no Festival, depois de terem participado em 1956. Voltariam as duas ainda no ano seguinte.

- Pela primeira vez uma concorrente cantava em tom de ópera, foi Patricia Bredin, representante do Reino Unido.

- O cantor italiano Nunzio Gallo foi acompanhado por Piero Gozio à guitarra, enquanto Corry Brokken tinha acompanhamento do violinista holandês Sem Nijveen. Foram os primeiros cantores a serem acompanhados por outros músicos sem ser da orquestra.

- A cantora alemã Margot Hielscher foi a primeira a levar um acessório para palco, nada mais nada menos que um telefone.

- A Dinamarca foi o primeiro país a fazer-se representar por um duo, foram eles Birthe Wilke e Gustav Winckler.

- Durante o Festival Eurovisão da Canção 1957 ocorreu a canção mais longa e mais curta em 59 anos de certame. O tema italiano “Corde della mia Chitarra” tinha 5 minutos e 9 segundos enquanto o tema “All” do Reino Unido tinha apenas 1 minuto e 52 segundos. A partir deste ano fixa-se que os temas a concurso deveriam ter cerca de 3 minutos.

- Os júris foram chamados a votar por ordem inversa face à apresentação das canções. Assim o primeiro a votar foi o júri suíço e o último, o júri belga.

- A entrega de prémios foi feita por Ederhard Beckmann, diretor da televisão alemã HR.
 

CANÇÃO EM DESTAQUE 

O ano de 1957, tal como todos os primeiros anos da Eurovisão, não foi pródigo em músicas que se destacassem muito ou que se tivessem tornado grandes êxitos. Escolhi para esta minha análise um dos temas que prima pela naturalidade e pela genuinidade do mesmo. “Skibet Skal Sejle I Nat”, ou em português o “O Barco Vai Partir Esta Noite” é a história de um marinheiro que se despede da sua amada, falando sobre a beleza da relação deles e como o amor é forte apesar da distância. Fala dos seus beijos e sua da ternura. Este é um tema romântico por excelência interpretado por Birthe Wilke e Gustav Winckler, que protagonizaram o mais longo beijo da história da Eurovisão, no final da atuação. Pensando em 1957 estas manifestações de amor em palco não eram de todo bem vistas, no entanto, ninguém reagiu mal a este beijo apaixonado que ainda hoje é lembrado pelos fãs. Birthe Wilke esteve inclusive na gala dos 50 anos da Eurovisão para recordar esse momento. A autoria deste tema é de Poul Sørensen e foi composto por Erik Fiehn. A direção de orquestra esteve a cargo do maestro dinamarquês Kai Mortensen, que anos mais tarde seria o responsável por dirigir a orquestra em “Oração”, na nossa estreia na Eurovisão. Esta canção classificou-se em 3º lugar com 10 pontos, dados pelos júris da Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça, que se renderam a este belo tema de amor.
 

A avaliação do tema “Skibet Skal Sejle I Nat” nas categorias descritas é a seguinte:

 

letra: 6

musica: 5

interpretacao: 7

apresentacao em palco: 8

visual: 3

sensualidade: 8

Please reload

bottom of page