top of page

Isto é Eurovisão Bélgica 2003 Sanomi

31/07/2014 por João Ferreira

FESTIVAL DA EUROVISÃO 2003

O 48º Festival Eurovisão da Canção foi realizado na Letónia, Riga, a 14 de Maio de 2003. Participaram 26 países, o maior número de participantes numa final ESC até então. O tema adoptado para o certame foi “Magical Rendez-vous”.

PORTUGAL

Depois de Portugal não ter participado no certame no ano anterior, em 2003 através de seleção interna da cantora e votação da música a concurso, Rita Guerra canta no palco eurovisivo "Deixa-me Sonhar" da autoria de Paulo Martins. É a primeira vez que o nosso país permite que uma música seja interpretada com partes em português e inglês.

A interpretação é uma das mais reconhecidas participações do nosso país no ESC pelos fãs internacionais. Dona de uma voz única, Rita brilha no certame, enchendo o palco com a sua interpretação, postura e profissionalismo.
Porém, Portugal apenas recebe 13 pontos, o que colocou o nosso país em 22º lugar no concurso.
 

A VENCEDORA

Sertab Erener representa a Turquia com “Everyway that I can” com 167 pontos, tornando-se a grande vencedora do Concurso em 2003.

No inicio da sua carreira, trabalhou com Sezen Aksu, outra importante "estrela" pop turca, tendo produzido o primeiro álbum Sakin Ol em 1992, Lal (1994), Sertab Gibi (1996), Sertab (1999) e Turuncu (2001). O título Lal foi incluído no disco Soundtrack for a century, uma coleção da Sony Music.

Sertab é também conhecida pelos seus duetos com José Carreras e Ricky Martin e ainda de um single com a cantora grega Mando  (que curiosamente representou a Grécia no mesmo ano em que Sertab venceu o Festival da Eurovisão, alcançando um modesto 17º lugar com Never let you go).

Em 2004, produziu o primeiro álbum em língua inglesa chamado No boundaries.
 

CURIOSIDADES

Pela primeira vez no concurso, o Top 3 teve a mesma diferença de pontos correspondente à sua classificação (Turquia – 167 (vencedora); Bélgica – 165 (2º lugar e menos 2 pontos); Rússia – 164 (3º lugar e menos 3 pontos).
 

Foi o último ano em que o sistema de votação do ano anterior determinava os países que ficariam de fora do certame no ano seguinte.
 

Foi até então o certame com maior número de ligações via satélite com os convidados: Lys Assia (vencedora Esc 1956); Elton John; um astronauta e um cosmonauta ( Ed Lu e Yuari Malenchenko) na estação espacial internacional.
 

2003 foi o ano em que a EBU reintroduziu o televoto como sistema de voto obrigatório dos países participantes.
 

A controvérsia entre as participantes russas (T.A.T.U.) e alemã (Lou) passaram do desconforto para as palavras, tendo as russas apelidado Lou de bruxa e afirmado numa entrevista “Na Rússia nós tratamos dos velhos e dos cegos, mas não os mandamos para a Eurovisão”, ao que a representante germânica respondeu “Não entendo porque razão o histerismo, a falta de educação, e a loucura representem um pais tão belo como a Rússia”.

 

CANÇÃO EM DESTAQUE  

"Sanomi" (2º lugar) foi a canção belga no Festival Eurovisão da Canção 2003.

A canção foi interpretada numa língua imaginária pela banda de folk Urban Trad. Foi a vigésima segunda canção a ser interpretada na noite do festival. A canção é memorável por várias razões. A mais visível é ter sido a primeira canção interpretada numa língua imaginária na história do Festival Eurovisão da Canção, o que levou ao comentário de Terry Wogan, famoso comentar da BBC, "Três línguas para escolher e eles tinham de fabricar a sua própria" (alusão ao fato de na Bélgica haver três línguas oficiais: francês, neerlandês e alemão). A canção também ficou na memória por ter ficado a apenas dois pontos da canção vencedora "Everyway That I Can" de Sertab Erener. 

A canção reporta-nos para um ambiente místico, imaginário e conseguiu criar no palco eurovisivo “um mundo aparte”.

Muito bem interpretado e construído, Sanomi será sempre uma referência no mundo ESC.

Há quem defenda que a Bélgica teve muitos votos por motivos políticos. A Bélgica foi dos poucos países europeus que tomou uma firme posição contrária à Guerra do Iraque, mas isso são as línguas conspirativas…


As minhas pontuações para este tema são as seguintes:

Letra: 10

Música: 9

Interpretação: 9

Apresentação em palco: 8

Visual: 8

Sensualidade: 7

 

Please reload

bottom of page