top of page

Isto é Eurovisão - Chipre 1982 Mono I Agapi

27/07/2014 por Luís Pereira

FESTIVAL DA EUROVISÃO 1982

Em 1982 a Inglaterra assume pela sexta vez a realização do Festival Eurovisão da Canção. Nesse ano o Eurofestival é transmitido para o mundo a partir de Harrogate uma cidade situada ao norte de Londres.

Foram 18 os países concorrentes.

 

PORTUGAL

Portugal concorre com Bem bom interpretado pelas Doce. Apesar de ser uma canção bastante acarinhada pelos fãs em geral fica-se pelo 13º lugar. Em Portugal continua a ser uma das grandes canções de sempre na história dos festivais da canção. Esta canção teve poema e música de António Pinho, Pedro Brito, Tozé Brito.

Bem bom não convence os júris da Noruega, Chipre, Áustria, Bélgica, Espanha , Dinamarca, Jugoslávia e Alemanha e as pontuações que obteve foram todas abaixo de 8 pontos.
 

A VENCEDORA

Ein bißchen Frieden interpretada por Nicole, com apenas 17 anos, foi a canção vencedora da noite que obtém 9 pontuações máximas entre 17 países se não considerarmos a Alemanha (18 no total). Apenas o Luxemburgo não vota na vencedora enquanto que a Áustria lhe atribui apenas um ponto.

O júri português atribuiu a pontuação máxima (12 pontos) à canção vencedora.

Ein bißchen Frieden obtém uma vantagem de 61 pontos sobre a segunda classificada da noite, a canção israelita Hora interpretada por Avi Toledano.
 

CURIOSIDADES

- Este foi um ano fraco para os países do mediterrâneo:

a Itália ficava de fora pelo segundo ano consecutivo;

a França também resolveu ficar de fora este ano. Desde a sua participação no certame, (a França é um dos países fundadores do ESC), esta era a segunda vez que ficaria de fora. A primeira ocorreu em 1974 devido ao luto pela morte do presidente Georges Pompidou que ocorreu na semana do Eurofestival. Em 1982 alegou como motivo a transferência de poderes de transmissão do ESC entre a TF1 e a Antenne 2 devido à recusa da TF1 em participar no Festival Eurovisão da Canção em 1982.

 - A Grécia que já havia escolhido a sua participação no ESC vê-se obrigada a retirar a sua participação por ordem expressa do Ministro da Educação que descreveu a canção seleccionada, interpretada por Milli, como indignos de representar o país.

- Este facto veio comprometer a pontuação alcançada pela representante cipriota Anna Vissi que apesar de ter alcançado a melhor posição de sempre para o seu país, perdeu os 12 pontos habituais dados pela Grécia e com eles a possibilidade de terminar o concurso em terceiro lugar.

- Anna Vissi já havia participado no Festival Eurovisão da Canção 1980 onde interpretou o tema Auto stop em representação da Grécia juntamente com o grupo Epikouri, tendo obtido o 13º lugar com 30 pontos. No Festival Eurovisão da Canção 1982, representou o Chipre, interpretando a canção Mono i agapi, tendo alcançado um quinto lugar com 85 pontos.

Volta a pisar os palcos da eurovisão, mais uma vez em representação da Grécia, muito mais tarde, em 2006, interpretando o tema Everything, uma balada interpretada em inglês e obtém o nono lugar com 128 pontos.

- A cantora Belga Stella foi para a Valónia sem saber uma palavra de francês onde tem aulas de Francês para poder interpretar a sua canção. Esta cantora pisava os palcos do ESC pela terceira vez. Na primeira vez representou a Holanda em 1970 como membro dos Hearts of soul interpretando Waterman. Na segunda representou também a Bélgica em 1977 como membro dos Dream express interpretou A million in one, two three.

- A Finlândia termina o certame com zero pontos apesar do desejo de uma Terra livre de bombas e em paz.

- No entanto foi uma miúda de 17 anos, vinda da Alemanha, que também pedia um pouco de paz, a grande vencedora da noite arrecadando para o seu país a primeira vitória desde 1956.

Ein bißchen Frieden foi escrita por Bernd Meinunger e composta por Ralph Siegel a mesma dupla que no ano anterior havia escrito e composto Johnny Blue.

- Na reprise, Nicole interpretou a sua canção em quatro línguas: Alemão, Inglês, francês e holandês. A sua canção tornou-se um sucesso em toda a Europa.

- Ralph alcança assim o seu sonho depois de ter ficado em quarto lugar em 1974 (Luxemburgo) e 1979 (Alemanha) e em segundo lugar em 1980 (Alemanha) e em 1981 (Alemanha) o que fez dele o compositor mais bem sucedido na história do Festival Eurovisão da Canção até ao momento.

 

CANÇÃO EM DESTAQUE   
Este é outro ano com várias canções que gosto muito, como por exemplo a canção alemã, a cipriota, a belga, a luxemburguesa, a helvética, entre outras. Como não posso falar na portuguesa por razões obvias e já falei numa vencedora, volto a escolher uma não vencedora e a minha escolha recai sobre a entrada cipriota com Anna Vissi e a sua canção Mono i agapi (Só amor).

Muito já se escreveu e disse de Anna Vissi ao longo dos anos. Segundo um artigo datado de 2004 publicado na revista grega "Room 210", Anna Vissi é considerada uma "autêntica diva da cena musical grega, um exemplo para todos os artistas de géneros similares e uma pessoa que dita a música e a moda".

Além disso, os meios de comunicação referem-se a Víssi como a "Madonna grega" e a imprensa de língua inglesa compara a sua aparência física com Faith Hill. Os seus fãs chamam-lhe carinhosamente a "Théa" (Deusa).


As minhas pontuações para este tema são as seguintes:

Letra: 10

Música: 10

Interpretação: 9

Apresentação em palco: 8

Visual: 10

Sensualidade: 10

 

Please reload

bottom of page