top of page

Isto é Eurovisão Itália 1970 Occhi di Ragazza

22/07/2014 por Maria Fernanda Fonseca

FESTIVAL DA EUROVISÃO 1970

No ano de 1970 decorreu 15º Festival da Eurovisão realizou-se na Holanda, mais propriamente na RAI, Centro de Congressos de Amesterdão, no dia 15 de Março, um sábado como é habitual, e estiveram presentes no grande palco 12 canções, representando os seguintes países:

Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália, Jugoslávia, Luxemburgo, Mónaco, Reino Unido e Suíça.

Devido ao empate da vitória de 4 países no ano anterior, houve grande controvérsia acerca de qual o país onde se iria efetuar o Festival neste ano. Acabou por se realizar nos Países Baixos. Para evitar um incidente semelhante, foi criada uma nova regra. Se duas ou mais canções obtivessem o mesmo número de votos, cada canção deveria ser interpretada novamente, e depois disso, todos os jurados exceto os países visados, reuniam-se para escolherem o vencedor.

 A Finlândia, Noruega, Suécia e Portugal, boicotaram este Festival e não participaram, por não terem achado justa nem as suas classificações, nem o sistema de votação no ano anterior.

A apresentação do espetáculo esteve a cargo de Willy Dobb, uma apresentadora de televisão, uma mulher muito bonita nascida a 2 de janeiro de 1944 em Hague, na Holanda. A abertura do espetáculo teve uma introdução pela orquestra presente na sala, dirigida pelo Maestro Dolf van der Linden.

Para o Interval-Act esteve presente o  grupo Don de Lurio Dancers.

O sistema de votação baseou-se em 10 jurados por país, cabendo a cada um a votação de 1 ponto para a canção que mais lhe agradava nesse ano.

 

PORTUGAL

Portugal como já referi anteriormente não participou, neste ano no Eurofestival, por protesto em relação à nossa participação no ano anterior, onde nos apresentámos com uma canção poderosa, “Desfolhada” cantada por Simone de Oliveira. No entanto fizemos, só para nós, o nosso Festival da Canção 1970 e o cantor Sérgio Borges com a canção “Onde Vais Rio Que Eu Canto” foi o que obteve mais votos dos jurados distritais.

A apresentação deste Festival esteve a cargo dos locutores Maria Fernanda e Carlos Cruz, tendo decorrido no dia 22 de Maio no extinto Teatro Monumental. (Que saudades deste espaço)...

 

A VENCEDORA

Ganhou a Irlanda com a cantora Dana Rosemary Scallon nascida a 30 de agosto, tendo participado no certame apenas com o nome Dana, com uma canção melodiosa e muito calma balada com o título “All Kinds of Everything” e tendo recebido dos 8 países que votaram nela um total de 32 votos. Foram seus autores da música e letra, Derry Lindsay e Jackie Smith.
 

CURIOSIDADES

- A minha primeira curiosidade vai para a nossa canção vencedora deste ano. “Onde Vais Rio Que Eu Canto” de Sérgio Borges. Para mim a “Canção de Madrugar” de Hugo Maia de Loureiro, era sem dúvida uma canção bastante superior à anterior. Ainda assim obteve 73 votos que lhe garantiu o segundo lugar neste ano.

- Luxemburgo não teve nenhum voto.

- Julio Iglésias representante de Espanha cantou com um fato azul claro que não tinha bolsos, para evitar que o cantor interpretasse o tema com as mãos dentro deles como era sempre o seu hábito.

- Dias antes da realização do Festival já toda a imprensa tinha dado a vitória à Irlanda e à sua intérprete Dana, o que acabou por se confirmar na grande noite do Festival.

- Três países apenas não votaram na canção vencedora. Itália, Jugoslávia e Mónaco.

 

CANÇÃO EM DESTAQUE 

A canção que eu vou eleger deste Festival não é a vencedora mas sim a canção representante da ITÁLIA.

“Occhi di Ragazza” interpretada por Gianni Morandi, ainda hoje é uma canção que eu gosto muito, foi uma canção que me marcou pela interpretação, pela música e pela mensagem que ela transmite. É uma balada que fala sobre o poder de um olhar de quem ama. No entanto esta canção termina com o receio de um dia esses olhos se encherem de lágrimas se porventura o amor acabar... Digo eu, que este tema é tocante, está muito bem interpretado, muito bem musicado, para além do cantor ter sido um homem que arrasou os corações femininos daquela época e não só. Era de facto um homem muito interessante e teve uma atuação muito descontraída mas com muita alma.

Esta canção foi composta por Lucio Dalla e a letra esteve a cargo de Sérgio Bardotti e Gianfranco Baldazzi.

Lamento o facto de “Occhi di Ragazza”, ter obtido apenas 5 votos. Ficou em 8º lugar com 2 votos da Espanha, 2 da Alemanha e 1 voto da Jugoslávia.

 

As minhas pontuações para esta canção são as seguintes:

letra - 9 pontos

musica - 9 pontos

interpretação - 9 pontos

apresentação em palco - 8 pontos

visual - 8 pontos

sensualidade - 10 pontos

 

Video em baixo.

Please reload

bottom of page