top of page

74.14 digno de não ficar por aqui

29/06/2014 por Carlos Portelo

Fomos ontem assistir ao musical que passa em revista as grandes músicas que nos últimos  40 anos passaram nas rádios com enorme sucesso.

Esta abordagem não se circunscreveu à música portuguesa.

Um espetáculo digno de não se ficar por estes três dias de apresentações no Coliseu dos Recreios devido ao alto nível de qualidade  do mesmo. Há acontecimentos que não se conseguem exprimir, quer seja oralmente, quer seja por via da escrita, há que viver os momentos para os poder sentir e foi isso que aconteceu conosco ontem. Do nosso site estiveram ontem no Coliseu: Luís Pereira, Miguel Meira, André Miguel Godinho, Vasco Câmara Pereira e Carlos Portelo.

74.14 uma criação de de Henrique Feist que teve a mestria de selecionar os mais de 100 temas e os encadear numa sequência genial e de os distribuir pelos 10 cantores em palco. Não se imagina, certamente, todo o trabalho que antecedeu o fabuloso resultado a que assistimos ontem, só grandes artistas concebem uma retrospetiva assim.
Nuno Feist teve a árdua tarefa de fazer os arranjos desta centena de músicas e de as adpatar às vozes (tons) dos cantores.
Apesar de ser do domínio público a qualidade artística dos irmãos Feist eles ainda nos conseguem surpreender pela sua elevada qualidade enquanto artistas. Para eles vai o nosso grande Bravo!

Dos 10 cantores em palco 4 davam apoio aos intérpretes principais, mas também eles tiveram os seus momentos de destaque, foram eles:
Daniel Galvão, Joana Almeida, Jonas Cardoso e Sandy Soares. Grandes vozes que um destes dias gostaríamos de ver num papel principal.

Os 6 cantores que deram voz aos cerca de 100 canções estiveram irrepreensivelmente e apenas irei deixar alguns adjetivos que certamente irão pecar por defeito e nunca por excesso:
FF - Grande presença, voz e desempenho. Tanto canta fado, como pop ou rock. Versatilidade artística e muito agradável presença em palco.
Henrique Feist - Para além de conceber genialmente este musical interpretou os temas que lhe couberam com a qualidade artística que lhe conhecemos, como já referimos em peças anteriores ele é o homem espetáculo porque canta, dança e representa irrepreensivelmente.
Lúcia Moniz - Interpretou preferencialmente os temas mais suaves com grande nível, porém quando interpretou as canções mais exigentes vocalmente cumpriu e surpreendeu. Foi bom ver a cantora que conseguiu, até hoje, a melhor classificação de sempre no Eurofestival para Portugal, voltar aos palcos deste país.
Rui Andrade - Um grande cantor e ator de musicais, interpretou os temas que lhes foram entregues como ele tão bem saber fazer. Grandes desempenhos vocais e artísticos, com um excelente ritmo corporal, associado ao seu ótimo aspeto fazem dele um artista imprescindível nos nossos musicais.
Suzy - Depois de muitos anos afastada das atividades artísticas em Portugal e após ter feito grande sucesso na Eurovisão com o tema de Emanuel, Quero ser tua, foi bom vê-la neste musical de excelência, onde se integrou perfeitamente. Uma agradável surpresa para muitos, mas para nós foi apenas a confirmação do seu real valor.
Vanessa - Arrebatadora, Arrasadora e Avassaladora em palco. Ela arrancou os maiores aplausos da noite. Se falássemos do seu poder vocal e interpretativo iríamos certamente repetirmo-nos e sermos insuficientemente capazes de descrever todo o seu valor. Porém, Vanessa não é só voz, ela é uma artista completa em toda a sua postura em palco e uma ótima colega.
Todo o seu desempenho ontem foi digno dos maiores, grupo a que Vanessa pertence pelas suas qualidade artísticas e humanas, contudo não posso deixar de referir 3 grandes momentos que me arrepiaram e o Coliseu não perdoou porque lhe respondeu com as maiores ovações da noite:
Private dancer de Tina Turner, I will always love you de Whitney Houston e Ó gente da minha terra de Mariza. Foram momentos únicos.

Antes de terminar esta peça sobre o 74.14 não posso deixar de saudar todos os músicos e os 4 bailarinos que contribuíram para o sucesso deste magnífico espetáculo.

O nosso bravo para todos os intervenientes. Ainda pode assistir a este musical hoje às 17h no Coliseu dos Recreios de Lisboa.

Please reload

bottom of page