top of page

Isto é Eurovisão - Espanha 1969 Vivo Cantando

26/06/2014 por Guilherme Ruivo

O XIV Festival Eurovisão da Canção, teve lugar no dia 29 de Março de 1969, no Teatro Real, em Madrid, Espanha, após a vitória de Massiel com La La La.

Laurita Valenzuela foi a anfitriã desta particular noite em que 4 países se sagraram campeões.

 

A CANÇÃO PORTUGUESA

A nossa canção foi a emblemática Desfolhada, defendida com uma garra inimaginável por Simone de Oliveira, que injustamente ficou em 15.º lugar (penúltimo) com apenas 4 pontos, enquanto canções mal cantadas e baratuchas com a do Reino Unido, venceram.

 

AS CANÇÕES VENCEDORAS

As canções vencedoras vieram da Espanha, França, Reino Unido e Holanda, mas de acordo com as regras de desempate atualmente em voga, seria a França a grande vencedora do ano, e justamente. As canções foram interpretadas, respetivamente por, Salomé, Frida Boccara, Lulu e Lenny Kuhr e chamam-se Vivo cantando, Un jour, un enfant, Boom bang-a-bang e De troubadour.
 

CANÇÃO EM DESTAQUE

A canção que gostaria de destacar das 16 que tentaram a vitória, é a de Espanha. Vivo cantando é uma canção importante, historicamente falando, pois fez de Espanha o primeiro país a vencer o ESC por dois anos consecutivos. De resto, foram as únicas vitórias de nuestros hermanos. Pessoalmente, é a minha favorita das 4 vencedoras, embora ache que a Holanda ou a França também mereciam ganhar. A canção foi escrita por Aniano Alcade (letra) e Maria José de Cerato (música). À semelhança das outras nações vencedoras, conquistou 18 pontos, dos quais 2 foram dados por Portugal.

Please reload

bottom of page