top of page

Isto é Eurovisão - Espanha 1964 Caracola

15/06/2014 por Gonçalo Coelho

O Festival Eurovisão da Canção 1964 teve lugar na cidade de Copenhaga, na Dinamarca, a 24 de março do referido ano.

Esta edição, a nona do certame, teve como palco o Tivolis Koncertsal, que se localiza no famoso parque de diversões chamado Tivoli Gardens – o segundo mais antigo do mundo, já que data de 1843.

A gala foi conduzida por Lotte Wæver, que, além de locutora da DR, foi também professora. Hoje está reformada.

Apresentaram-se a concurso 16 países, o mesmo número de participantes do ano anterior – a Suécia retirou-se da competição, já que os cantores do país fizeram um boicote, e Portugal estreou-se. Além das canções, em palco esteve o Ballet-Harlequinade como atuação de intervalo.

O modelo de votação sofreu algumas alterações depois da polémica que teve lugar na edição de 1963. Assim, cada país era representado por 10 jurados, que pontuavam as suas três canções preferidas. Depois de somadas as pontuações individuais, o país com mais votos recebia cinco pontos, o segundo classificado três, e a canção que fechasse o pódio obtinha um ponto.

 

PORTUGAL

Esta edição ficou marcada pela estreia de Portugal no certame. António Calvário venceu o Grande Prémio TV da Canção Portuguesa e levou “Oração” até à Dinamarca – de facto, o cantor lusitano apenas foi acompanhado pela sua fé, já que o maestro foi pedido emprestado à Dinamarca e os comentários foram feitos a partir de Portugal, por Gomes Ferreira. O nosso tema não causou impacto suficiente para obter qualquer pontuação.


A VENCEDORA

A canção vencedora é uma das mais apreciadas e recordadas pelo público em geral. “Non Ho L’età”, interpretada pela jovem Gigliola Cinquetti, foi a primeira vitória da Itália na competição. Atuou depois de Portugal e recebeu 49 pontos, mais do dobro dos pontos recebidos pelo segundo lugar – Reino Unido.

 

CURIOSIDADES

Esta edição foi marcada por dois aspetos que a destacam das restantes. O primeiro deles foi o facto de, logo após a apresentação da canção da Suíça, um homem ter invadido o cenário empunhando um cartaz a apelar a um boicote aos regimes de Salazar e de Franco. A rápida intervenção das forças de segurança fez com que o espetáculo não se ressentisse com esta surpresa indesejada. Conta quem viu pela televisão que as câmaras rapidamente desviaram o seu foco para o quadro de pontuações, ainda em branco naquela altura.

A segunda característica deste espetáculo é o facto de não haver, aparentemente, nenhum registo filmado da sua transmissão. Um suposto incêndio nos arquivos da DR destruiu a fita que continha o espetáculo. Resta apenas um ficheiro áudio com a emissão.

Pela primeira vez, uma artista de fora da Europa participou na Eurovisão. Tratou-se de Anneke Grönloh, uma indonésia que representou a Holanda.

 

CANÇÃO DE DESTAQUE

Ainda que tenha como minha preferida a canção que venceu o concurso, opto por trazer a esta iniciativa o tema de Espanha, “Caracola”. A música foi interpretada pelos irmãos Tim, Nelly & Tony, que formavam o grupo Los TNT. Devido às regras que vigoravam na altura, que impediam a apresentação de grupos, o trio teve de ser identificado com os nomes de todos os intervenientes. A canção foi escrita e composta por Fina de Calderón. Infelizmente, e ainda que tenha sido a última a apresentar-se no espetáculo, recebeu apenas um ponto, terminando em 12º lugar.

Este é, para mim, um tema muito cativante, nada cansativo e que me deixa com vontade de ouvir mais (convém ressalvar que a minha juventude não me permite entender e apreciar a profundidade de muitas das canções concorrentes a estes anos iniciais de Eurovisão). Tem uma melodia triste, e a voz embargada e sofrida da intérprete ajudam a sublinhar essa angústia. Contudo, a letra conta-nos a história de alguém que, já descrente e de costas voltadas à vida, encontra o amor e vê a luz ao fundo do túnel. É necessário referir também a força que tem o final da canção.


A minha pontuação para Caracola é a seguinte mediante as respetivas categorias, numa escala de 0 a 10 pontos:

Letra: 10

Música: 10

Interpretação: 9

Apresentação em palco: Impossível julgar dada a inexistência de vídeos

Visual: 9

Sensualidade: 4

Please reload

bottom of page