top of page

Isto é Eurovisão - Alemanha 1981 Johnny Blue

10/06/2014 por Carlos Portelo

Isto é Eurovisão tem hoje a sua segunda crónica com um Eurofestival que se realizou num ano terminado em 1.

A minha escolha de hoje recaiu no Eurofestival realizado em 1981, mais precisamente a 4 de Abril no Royal Dublin Society Simmonscourt Pavillon, na capital da Irlanda. A apresentação deste evento esteve a cargo de Doireann Ní Bhríain.
A concurso estiveram 20 países, o desfile foi aberto pela canção da Áustria e encerrou com o tema que representou a Suécia, este ano ficou assinalado pela estreia do Chipre no maior concurso de música da Europa.
A vitória coube ao Reino Unido com o tema Making your mind up, uma canção tipicamente inglesa e fútil, defendida pelos Buck Fizz que apresentaram uma coreografia a condizer com o tema e ficou célebre pelo facto dos elementos masculinos do grupo tirarem a saia às meninas. Esta canção venceu com uma diferença de apenas 4 pontos do tema classificado em 2º lugar.  O terceiro lugar foi para a França que se fez representar com a canção Humanahum interpretada por Jean Gabilou.

Os 20 países que abrilhantaram este ESC foram, segundo a ordem do desfile os seguintes: Áustria, Turquia, Alemanha, Luxemburgo, Israel, Dinamarca, Jugoslávia, Finlândia, França, Espanha, Holanda, irlanda, Noruega, Reino Unido, Portugal, Bélgica, Grécia, Chipre, Suíça e Suécia.


A participação de Portugal:
O nosso país fez-se representar com Playback do e pelo saudoso Carlos Paião, uma canção que não convenceu os europeus premiada com o 18º lugar, com apenas 9 votos, 8 vindos da Alemanha e 1 da Grécia.
Na realidade, neste ano, quem nos deveria ter representado na Eurovisão deveriam ter sido as Doce com Alibábá (Um homem das Arábias) porque tinham a canção mais eurovisiva e o melhor visual, associado a uma coreografia irrepreensível e muito sensual. Portugal teria aqui a grande oportunidade de alcançar a sua melhor classificação de sempre ou mesmo de ganhar o evento, mas o provincianismo do júri distrital atirou  esta canção para o 4º lugar, posição para que Carlos Paião e Cândida Brancaflor foram remetidos em 1983 quando esse também deveria ser o seu ano. Jurados mal escolhidos trazem-nos destas situações.
Curiosamente a entrada da Irlanda, neste preciso ano, com as Sheeba era muito idêntica ao visual das Doce, mas muito inferior em todos os aspetos e mesmo assim alcançaram o 5º lugar.

 

Curiosidades:
 - Chipre faz a sua estreia no concurso com o tema Monika terminando em sexto lugar, posição que Portugal só viria a atingir em 1996, apesar de ter participado neste evento desde 1964.

- Israel e Jugoslávia regressam ao desfile. A Jugoslávia já não participava desde 1976.

- Itália decide não participar e ameaçou retirar-se definitivamente do concurso. Motivo: A UER recusou-se a transmitir ao vivo o Festival de Sanremo via Eurovisão.

- Marrocos decidiu não participar.
- Peter, Sue e Marc representam a Suiça pela quarta vez com o tema "Io senza te" Chegam ao quarto lugar na tabela de classificação. Anteriormente haviam participado em 1971, 1976 e 1979. Este foi o único grupo da eurovisivo que cantou em várias línguas até então: 1971 cantaram em francês, 1976 em Inglês, 1979 em alemão e 1981 em italiano.
- O Egipto decide transmitir o ESC pela primeira vez.
- A Alemanha ficou a 4 pontos da vencedora. Recebeu pontos de todos os países menos da Suíça, o único país que não se comoveu com o ceguinho Johnny Blue.
- Jean Claude Pascal volta a representar o Luxemburgo. Em 1961 havia ficado em primeiro lugar.

- Tommy Seebach também regressa ao festival para representar a Dinamarca a sua ultima participação havia sido em 1979.

- Outro que regressa aos palcos da Eurovisão foi Björn Skifs da Suécia tendo sido mais bem sucedido que em 1978.
- Uma das cantoras dos Bucks Fizz Cheryl Baker havia pertencido ao grupo Coco que participou no ESC 1978. Apenas dois países deram a votação máxima ao Reino Unido foram eles Israel e a Holanda.
- O júri português deu o 1º lugar ao tema da Alemanha (12 votos), enquanto entrega 6 à canção do Reino Unido (a vencedora) e apenas 3 ao Y sólo tú de Espanha que após o ESC fez grande sucesso Portugal.

Please reload

bottom of page