top of page

Canal Youtube oficial do site Festivais da Canção

02/03/2014 por Miguel Meira

No âmbito das comemorações dos 50 anos do Festival RTP da Canção o nosso site lança também oficialmente o seu canal no YouTube, com o mesmo título "Festival RTP da Canção".

O nosso canal revisita todas as finais nacionais e selecções feitas para a Eurovisão, o maior canal português de vídeos relacionados com o Festival RTP. Nele os nossos leitores terão acesso aos Festivais existentes em vídeo e aos temas de anos em que não existe neste suporte. Em vídeo também, os nossos leitores poderão escutar os temas das semifinais online de 2009, 2010 e 2011, muitos deles completos.

Este canal conta já com quase 500 subscritores activos e tem mais de 650.000 visualizações no seu total, em todos os cantos do globo, onde apreciam os temas do nosso Festival. É o canal de referência em termos de vídeos do nosso Festival RTP, onde os sites portugueses da mesma temática vão buscar os vídeos para publicarem e aos quais agradecemos a preferência pelo nosso trabalho e pelo nosso canal. Ajudaram sem dúvida a atingir a meta das 650.000 visualizações.

Como forma de oficializar este lançamento o site Festivais da Canção tem um presente para os nossos fiéis leitores e seguidores, os vídeos do FESTIVAL RTP 1981, do qual a RTP não possui nenhuma cópia em arquivo, a não ser da canção vencedora. Pedimos desculpa da qualidade de imagem e som, no entanto, esta gravação foi feita ainda de registo BETA, em que o som foi subido, dado que estava praticamente inaudível.

 

O Festival RTP 1981 teve lugar a 7 de Março, no Teatro Maria Matos. A apresentação este a cargo de Rita Ribeiro e Eládio Clímaco. Pelo palco desfilaram 12 temas, quase todos interpretados por nomes já consagrados. Abriu o desfile, Samuel com o tema "Tempo de Partir", seguidamente o casal Maria do Amparo & Carlos Alberto Moniz interpretou o divertido tema "Olá Rapariga, Olá". Os Bric-À-Brac voltaram ao Festival com um dos seus melhores temas "Daqui Deste País" e Maria Guinot estreava-se no Festival com o tema arrepiante "Um Adeus, Um Recomeço". A desfilar em quinto lugar esteve uma das canções que também foi muito divulgada nesta altura "Amor Em Agosto", interpretada por Joana & Pedro e seguidamente as Doce com o seu melhor tema de sempre despiram Portugal de preconceitos (ou não) com o seu "Ali Babá".

 

A segunda metade do desfile abriu com outra girlsband, as Cocktail, que interpretaram "Vem Esquecer O Passado", seguindo-lhes António Branco com "Tanto e Tão Pouco", prémio para a melhor orquestração. Os dois temas seguintes foram da responsabilidade do vencedor do ano anterior, José Cid, com a balada "Morrer de Amor Por Ti" e com o nº 10 desfilou sem "Play-Back" Carlos Paião, o vencedor da noite. Os últimos dois temas couberam a Zélia Rodrigues com "Foste o Mar" e depois a fechar o certame Zélia Lopes com "Manhã do Meu Sonho".

Please reload

bottom of page