top of page

Festivais da Canção entrevista Rui Andrade

15/02/2014 por Carlos Portelo

Rui Andrade concedeu-nos a presente entrevista enquanto autor e intérprete da canção nº6 Ao teu encontro.

Agradecemos a Rui Andrade a sua disponibilidade e colaboração.

Festivais da Canção  - Como nasceu este projeto para o Festival?

Rui Andrade - Este projeto nasceu a partir do facebook por incrível que pareça… Conheci através desta rede social aquele que viria a ser hoje em dia a pessoa que trata dos meus trabalhos internacionais… Através dele, conheci o Marc Paelinck, que escreveu a canção que até hoje me arrepia sempre que oiço, e que me emociona, e que tanta honra me dá de poder cantar no Festival da Canção 2014.

 

FC - Como descreve Ao teu encontro musical e poeticamente?

RA - Ao teu encontro, tem uma letra simples, as palavras certas para expressar aquilo que eu sinto perante os meus sonhos e tudo o que faço para os concretizar dia-a-dia… obviamente que a palavra Eurovisao não está escrita na letra, mas implicitamente está, assumindo eu que esta canção fala basicamente do meu sonho eurovisivo de representar com tudo o que tenho, posso e sei, a nossa bandeira, o nosso país. Musicalmente, é uma balada linda, uma melodia mágica, e um instrumental com uma sonoridade que não estamos habituados a ter no nosso festival…

FC - O lema do Festival da Canção deste ano é Alegria é o tom. A sua canção cumpre este requisito?
RA - Cumpre no facto de a temática ser positiva… A canção deixa um sorriso em quem a ouve (pelo menos as que ouviram até agora)… Vá… e algumas lágrimas, de alegria portanto, também…

FC - Expectativas para a sua canção neste Festival?
RA - Espero obviamente, e como qualquer outro colega que subirá ao palco do Convento do Beato, que tenha a melhor classificação possível… Mentiria se dissesse que não, que a minha canção tem todas as hipóteses de ganhar… Mas quem decide é o publico como todos sabemos…

FC - O sorteio ditou que fosse o nº6 a subir ao palco. Desiludido ou satisfeito?
RA - Satisfeito… Gosto de números pares… É um numero redondo… Confesso que gosto muito!

FC – Quantos elementos irão estar em palco?
RA - Sem estar ainda 100% definido, provavelmente estarei eu mais 5 backing vocals

FC – Quer revelar os nomes dos elementos de palco?
RA - Estão definidos, mas não irei revelar para já!

FC – O que distingue esta canção das 2 anteriores que levou ao Festival?
RA - Na minha opinião a canção mais forte que levei… “Em nome do amor” era uma canção épica… em que eu como cantor contava uma historia de amor transposta para o tempo das nossas descobertas… Portanto longe da minha realidade… “Amor a preto e branco” era aquela canção que as pessoas que gostaram, gostaram logo, as que não gostaram, odiaram ou que foram aprendendo a gostar consoante foram ouvindo… “Ao teu encontro” considero ser a mais verdadeira de todas… primeiro porque serão cantadas palavras minhas, segundo porque é positiva, é verdadeira… fala de mim… fala do meu sonho!!!

FC – Conhecidos os 10 intérpretes deste Festival com qual dos restantes 9 preferia fazer um dueto, extra concurso se lhe fosse pedido?
RA - Conhecendo a maioria deles, diria todos… Sempre gostei e apoiei a Catarina Pereira, e embora sendo amigos nunca cantámos um dueto “à seria” os dois… O Ivo, a Zana nunca tive oportunidade de os ouvir enquanto cantores, embora me lembre perfeitamente do Ivo, bem pequenino, quando a irmã, Diana Lucas, concorreu ao Ídolos, edicão onde também estive e nos conhecemos… Carla Ribeiro, já fizemos alguns trabalhos juntos… o Ricardo Afonso, é sem duvida uma das vozes que eu mais admiro, não tirando merito aos outros colegas… Eu, ator de musicais em Portugal, obviamente acompanho o trabalho dele, e é verdadeiramente extraordinário… Lara Afonso, uma voz muito agradável que daria realmente um dueto bastante engraçado entre nós… Raquel Guerra, fez comigo Morangos Com Açúcar J, e é também uma voz que admiro e adoraria poder dividir o palco… Tanto a Madalena com a Suzy, não conheço realmente bem musicalmente, nem pessoalmente… Assim sendo, e mais uma vez não tirando o mérito, adoro dividir o palco com o Ricardo Afonso!

FC – A escolha das 5 canções finalistas é feita apenas na noite de 8 de março, cabendo a cada número telefónico apenas 1 voto, ou seja, o último voto anula o anterior. Concorda com este método de escolha dos 5 finalistas face ao anteriormente exposto?
RA - Não tenho ideia definido confesso… já pensei em vários cenários… Aquilo que eu mais espero e desejo é que o publico seja respeitado… e que seja realmente a canção que o público escolha…

FC – Este ano o método de seleção da canção vencedora é feito exclusivamente através do televoto sem restrição do número de chamadas por aparelho telefónico. Quer comentar?
RA - Mesmo comentário à pergunta anterior…

FC – Considerando os seguintes dois factos: O facto de ser uma figura mediática que tem aparecido com alguma regularidade na televisão.Ser um dos 3 intérpretes masculinos, havendo o historial que o televoto favorece os elementos do sexo masculino. Acha que estas duas afirmações podem jogar a seu favor no televoto?
RA - Estamos a especular algo que não sabemos… o público sabe o que faz… e votará na canção, na imagem, na força do interprete que mais o fizer sentir algo com a sua actuação… assim sendo, estamos todos em pé de igualdade… acho eu…
<!--[if !supportLineBreakNewLine]--><!--[endif]-->

FC - Das canções que venceram os Festivais da Canção e que desfilaram também com o nº6, escolha a sua preferida referindo porquê, são elas:Onde vais rio que eu canto (70), Silêncio e tanta gente (84) e Voltarei (88).
RA - Silencio e tanta gente é uma das mais belíssimas canções que se fizeram no nosso país… é sem duvida a minha favorita… Podendo eu recair também para o Voltarei da minha amiga Dora, por uma questão sentimental dada a nossa proximidade enquanto profissionais e enquanto amigos.

FC – O Festival da Canção comemora 50 anos de existência sendo o grande programa de referência da televisão em Portugal. Qual a sensação de participar na edição que comemora este aniversário?
RA - Uma honra mais uma vez… Uma honra ainda maior pelo facto de sermos convidados pela própria RTP, para estar presente neste Festival… O Festival é sem duvida um dos pontos que nunca passa indiferente, para mim claro, na programação da RTP… e que na minha opinião tem vindo a crescer novamente com os últimos anos… e isso é extremamente positivo, para os músicos, para a propria RTP, para Portugal.

FC – Uma sugestão para que Portugal venha a ganhar finalmente o Festival da Eurovisão…

RA - Sugestao??? Quem segue a Eurovisão sabe que há muitos meandros que desconhecemos e que alteram as classificações finais… ao contrário de muitos, eu acredito que somos capazes… não pela nossa grandeza económica, mas pela nossa simplicidade… Uma das frases que mais me agrada ouvir a Ruslana (vencedora de 2004) no vídeo de apoio que disponibilizou na internet é dizer que eu tenho sorriso bonito, tal como Portugal tem um sorriso bonito… acredito que os europeus gostem do nosso país, e que consigamos a vitoria, com a nossa simplicidade, com o nosso “sorriso” característico… Ah… e acredito que será uma vitoria cantada em português… (Apenas palpite).

FC – Este espaço é seu apele ao voto, fale da sua canção e ou da sua equipa.
RA - Mais um festival… Mais uma possibilidade de realizar o meu sonho… O profissionalismo é o mesmo… o rigor e o espírito de entrega a este festival é ainda maior… como maior é a vontade de representar Portugal… Eu acredito que irão gostar muito do meu “Ao teu encontro”, e assim sendo, espero que façam justiça a esta canção tanto quanto eu acho que merece… e me deixem representar-vos com a minha voz, e com a minha força, e com todo o amor pelo meu país…

Please reload

bottom of page