top of page

Festivais da Canção entrevista Ricardo Afonso

17/02/2014 por Carlos Portelo

Ricardo Afonso é co-autor, co-compositor e intérprete da Canção nº5: Emoção. Hoje publicamos a sua primeira entrevista.

Festivais da Canção - O que o motivou a aceitar o convite da RTP para participar no Festival da Canção?Ricardo Afonso - Não foi preciso grande motivação! É uma honra estar presente na maior tradição da televisão Portuguesa. Especialmente com a oportunidade única de interpretar uma música que eu compus juntamente com dois grandes amigos. Seja qual for o resultado final, nós os três já nos sentimos vencedores só por essa razão.

 

FC- Como descreve Emoção musical e poeticamente?

RA - Nós tentámos trazer algo diferente à edição deste ano. A canção tem bastante energia, a mensagem é positiva e o discurso directo. Tenho vindo a desenvolver a letra já há algum tempo. E decidi basear o tema em nós, os Portugueses todos, cá e lá fora no estrangeiro. Sem querer deixar notas de rodapé, pois acho que a interpretação do significado da letra pertence a cada pessoa individualmente, a música fala da nossa paixão, do nosso querer e do nosso dever de inspiração do futuro.

 

FC -O lema do Festival da Canção deste ano é Alegria é o tom. A sua canção cumpre este requisito?

RA - Sem duvida. É um tema rock, bem disposto e divertido. E eu pessoalmente acho que é próprio de uma noite de Eurovisão. Claro que isso será para os Portugueses decidirem.

 

FC - Expectativas para a sua canção neste Festival?

RA - Que seja bem recebida tal como todas as outras. Aliás desejo que tudo corra bem a todos os outros concorrentes, para tornar a noite verdadeiramente inesquecível. E claro para fazer da escolha dos Portugueses uma tarefa difícil.

 

FC - O sorteio ditou que fosse o nº5 a subir ao palco. Desiludido ou satisfeito?

RA - A posição é indiferente. Os números não me dizem nada. Mas pode-se dizer que no meio está a virtude...

 

FC – Quais são os elementos que o irão acompanhar em palco e que funções irão desempenhar?

RA - Ainda não tenho a lista completa Carlos. Estamos quase lá...

 

FC – Conhecidos os 10 intérpretes deste Festival com qual dos restantes 9 preferia fazer um dueto, extra concurso se lhe fosse pedido?

RA - Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ouvir as vozes todas, tenho estado bastante ocupado com a nossa canção. Mas faria de bom gosto um dueto com todos.

 

FC – A escolha das 5 canções finalistas é feita apenas na noite de 8 de março, cabendo a cada número telefónico apenas 1 voto, ou seja, o último voto anula o anterior. Concorda com este método de escolha dos 5 finalistas face ao anteriormente exposto?

RA - Acho perfeitamente justo este método.

 

FC – Este ano o método de seleção da canção vencedora é feito exclusivamente através do televoto sem restrição do número de chamadas por aparelho telefónico. Quer comentar?

RA - A decisão e os comentários sobre o método de selecção da canção vencedora à RTP pertencem... Eu irei cantar e representar a nossa música com o resto da nossa equipa.

 

FC – Considerando os seguintes dois factos: A projeção que tem no Reino Unido e fazer parte do grupo restrito de portugueses que fazem sucesso no estrangeiro.Ser um dos 3 intérpretes masculinos, havendo o historial que o televoto favorece os elementos do sexo masculino.Acha que estas duas afirmações podem jogar a seu favor no televoto?

RA - Eu espero bem que sim!!! Pois olhando para a concorrência vou precisar de toda a ajuda exterior, não vai ser nada fácil... e eu não gosto de perder... Hehehe...Sinceramente, eu espero que em casa escolham a música e a/o intérprete que dê a Portugal a melhor possibilidade de vencer a Eurovisão...Ou seja A CANÇÃO NÚMERO 5!!! ;-)

 

FC - Das canções que venceram os Festivais da Canção e que desfilaram também com o nº5, escolha a sua preferida referindo porquê, são elas:Verão (68), E depois do adeus (74), Conquistador (89) Lusitana paixão (91) e Senhora do mar (2008).
RA - Lusitana Paixão. Simples. A Voz da Dulce é fenomenal.

 

FC – O Festival da Canção comemora 50 anos de existência sendo o grande programa de referência da televisão em Portugal. Qual a sensação de participar na edição que comemora este aniversário?

RA - Com muita alegria. Já ouvi algumas das ideias, e o espectáculo deste ano vai estar repleto de surpresas. É um bom ano para fazer parte da lista de canções e intérpretes. Somos uns felizardos!

 

FC – Uma sugestão para que Portugal venha a ganhar finalmente o Festival da Eurovisão…

RA - É sempre difícil ganhar a Eurovisão. A concorrência é enorme... Eu até acho que Portugal já teve canções que podiam ter ganho... Sugestão? Talvez escolher a música que se enquadre com o ambiente de festa da Eurovisão. Talvez levar a música que tenha mais "Emoção" à Eurovisão. Talvez escolher a canção certa: A CANÇÃO NÚMERO 5!!! Mas isto são só sugestões... A decisão aos Portugueses pertence.

 

FC – Este espaço é seu apele ao voto, fale da sua canção e ou da sua equipa.

RA - A nossa canção fala da força da nação Portuguesa, fala de não baixar os braços quando a situação parece impossível de resolver. Nós queremos levar a nossa paixão e a nossa "Emoção" à Dinamarca. Visitem a página Ricardo Afonso Music no Facebook e juntem-se à equipa EMOÇÃO!!

Os nossos agradecimentos a Ricardo Afonso pela colaboração e simpatia.

 

Fonte: Festivais da Canção, Ricardo Afonso.

Please reload

bottom of page