top of page

Festivais da Canção entrevista Suzy

26/02/2014 por Carlos Portelo

Suzy é a cantora que vai fechar o desfile das 10 canções no dia 8 de março. Esta intérprete vai defender o tema com letra e música de Emanuel, Quero ser tua.
A sua entrevista aqui.

Festivais da Canção - O que a motivou a participar no Festival da Canção 2014?
Suzy - Esta maravilhosa e inesquecível oportunidade advém de um convite formulado pelo Emanuel e que prontamente aceitei. Surge aqui a oportunidade de concretizar um sonho de criança e de trabalhar com uma das maiores referências da música ligeira nacional.

 

FC - Como descreve Quero ser tua musical e poeticamente?
Suzy - QUERO SER TUA, é uma canção muito ritmada e animada, sendo, por isso, um tema bastante alegre e positivo. Fala do Amor na sua vertente otimista! Infelizmente, em Portugal, necessitamos cada vez mais de “injecções de positivismo e alegria” e o tema QUERO SER TUA reflete, ou tenta trazer de volta, esses sentimentos a todos os portugueses.

 

FC - O lema do Festival da Canção deste ano é Alegria é o tom. A sua canção cumpre este requisito?

Suzy - Como mencionei anteriormente, QUERO SER TUA cumpre todos os requisitos requeridos pelos responsáveis da RTP. Basta os primeiros acordes para, inconscientemente, começar a dançar e esboçar um sorriso instantaneamente. Acredito que não deixará ninguém indiferente no convento do Beato, criará uma atmosfera de positivismo e alegria, levando o público a sentir-se tão bem quanto eu a cantá-lo.

 

FC - Expectativas para a sua canção neste Festival?

Suzy - Prefiro não as ter. Quero sim, dar o meu melhor, viver esta experiência única com um sorriso e com leveza, aproveitar cada segundo do meu tempo no palco e que o público presente e os telespectadores no final do tema fiquem a esboçar um sorriso e com a alma cheia de sentimentos positivos. Esse sim, é o meu objectivo. Que haja muita alegria!

 

FC - O sorteio ditou que fosse a 10ª intérprete a subir ao palco neste Festival. Desiludida ou satisfeita?

Suzy - É somente um número, mas sendo o número 10 (a última participante) é evidente que o meu estado de nervosismo está no seu pico máximo! Espero fechar o festival deste ano com chave de ouro e de forma inesquecível.

 

FC - Quantos elementos para além de si vão estar em palco, quem são e que funções irão desempenhar?

Suzy - A música tem uma vertente alegre, ritmada e enérgica. Como tal, suportamos o tema com um grupo que, em princípio, será constituído por 4 elementos.

 

FC - Conhecidos os 10 intérpretes deste Festival, com qual dos restantes 9 preferia fazer um dueto, extra concurso se lhe fosse pedido?

Suzy - Não tenho preferências, porque são todos excelentes profissionais com um sonho comum: simplesmente cantar, partilhar o nosso dom e mexer com as emoções do público presente. Por isso, seria um privilégio cantar em dueto com qualquer um deles.

 

FC - A escolha das 5 canções finalistas é feita apenas na noite de 8 de março, cabendo a cada número telefónico apenas 1 voto, ou seja, o último voto anula o anterior. Concorda com este método de escolha dos 5 finalistas face ao anteriormente exposto?

Suzy -Não concordo, nem tenho de concordar. São burocracias inerentes ao Festival da Canção, que não depende de nós, intérpretes. Depende sim, darmos uma excelente actuação no dia 8. Cantar com toda a garra e emoção e com todo o nosso profissionalismo. Como dizia a Maria da Fé, “cantar até que a voz nos doa”.

 

FC - Este ano o método de seleção da canção vencedora é feito exclusivamente através do televoto, sem restrição do número de chamadas por aparelho telefónico. Quer comentar?

Suzy - Mais uma vez realço que os métodos de selecção transcendem os intérpretes. As regras, desde que pré-existentes terão que ser aceites por nós. Se não concordamos com elas ou se as achamos injustas, apenas nos cabe não “ir a jogo”. Penso que nós os intérpretes devemos apenas nos focalizar em dar o nosso melhor e fazer uma prestação memorável!

 

FC - Das canções que venceram os Festivais da Canção e que desfilaram também com o nº10, escolha a sua preferida referindo porquê. São elas:Playback (1981), Bem Bom (1982), Penso em ti eu sei (1985), Só sei ser feliz assim (2001) e A luta é alegria (2011).

Suzy - Sem sobra de dúvida, as Doce e “Bem bom” (1982). As Doce foram um grupo que fez história na música portuguesa, tendo tido grandes sucessos musicais, que ainda hoje perduram na memória de todos nós. Tudo na prestação das Doce foi pensado ao detalhe: a música, com um cheirinho a Portugal tradicional, a batida forte e segura, a indumentária, sensual e muito bem pensada, a coreografia, que todos ainda recordam.É um tema incontornável no Festival e na música portuguesa.

 

FC - O Festival da Canção comemora 50 anos de existência, sendo o grande programa de referência da televisão em Portugal. Qual a sensação de participar na edição que comemora este aniversário?

Suzy - É um privilégio e uma honra enorme, uma vez que estou a concretizar mais um sonho de criança. A minha família toda reunia-se no dia do Festival da Canção, para ouvir os temas que possivelmente nos iriam representar na Eurovisão. Nem imagina o quão importante é para mim esta participação. Mais ainda recaindo na comemoração dos 50 anos de existência deste concurso e no retorno de Portugal aos palcos eurovisivos.

 

FC - Esta sua participação no Festival significa o retomar da sua carreira, como cantora ou será apenas uma exceção?

Suzy - O convite do Emanuel fez com que o “bichinho” (que estava adormecido e não morto) começasse novamente a pulsar fortemente dentro de mim. Acredito que nada o fará parar agora: sem dúvida que não vai ser a última vez que vão ouvir falar da cantora Suzy!

 

FC - Uma sugestão para que Portugal venha a ganhar finalmente o Festival da Eurovisão.

Suzy - Todo o tipo de concurso, é uma incógnita e a Eurovisão não foge à excepção.Mas, não sendo uma verdade absoluta, deveríamos fazer-nos representar por um tema que a maioria dos países constituintes deste concurso se identificassem. Um tema internacional, forte e que agrade a “gregos” e a “troianos”. Sem esquecer, obviamente uma prestação em palco de tirar o fôlego e uma interpretação poderosa e inesquecível.

 

FC - Este espaço é seu: apele ao voto, fale da sua canção e ou da sua equipa de trabalho para este festival.

Suzy - Acima de tudo, por ser a comemoração dos 50 anos de existência do Festival da Canção, gostaria que se tornasse num Festival memorável e inesquecível, onde a prestação de todos contribuísse para tal. Quero sim, terminar com a sensação de “dever cumprido”, sentir que dei o meu melhor e que o publico saísse satisfeito e vote naquele que considere o melhor representante para Portugal!

 

Agradecemos a Suzy a colaboração e simpatia com que nos respondeu.

 

Fonte: Festivais da Canção, Suzy

Please reload

bottom of page