
Festivais da Canção entrevista Madalena Trabuco
06/02/2014 por Carlos Portelo

Madalena Trabuco é uma cantora luso descente a residir em França que vai ter a responsabilidade de defender no Festival a Canção nº9, Coração de filigrana, da autoria de Tozé Santos, A sua primeira entrevista aqui.
Festivais da Canção - O que a levou a aceitar o convite do Tozé Santos para participar no Festival?
Madalena Trabuco - O Tozé apresentou-me uma maquete da canção cantada por ele, Fiquei encantada pela qualidade da letra e da mùsica. Chorei de emoção.
FC - Como define a sua canção? Em que estilo musical a insere?
MT - É uma canção autobiogáfica, no entanto, a letra refere-se também a milhões de portugueses ou luso-descendentes que vivem essa peregrinação pelo estrangeiro... O estilo musical é pop.
FC - Qual o título da canção?
MT - O título é Coração de filigrana.
FC - Fale-nos um pouco de si e da sua carreira.
MT - Comecei a escrever as minhas primeiras letras com 16 anos, nessa altura todas as letras eram em português. Integrei várias bandas com influências world, reggae em França e mais tarde em Portugal (2002). No meu regresso a França abri o meu reportório ao pop soul e bossa com vários compositores que encontrei. Em 2010, a difusão da música “Respectez-moi” (Respeitem-me) que fala sobre respeito à natureza, obteve grande sucesso nas radios francesas, o que me levou-me a assinar com a editora Warner França com quem trabalhei durante dois anos para defender o meu primeiro álbum “L’invitation au voyage” (O convite à viagem) Tive a oportunidade, nessa altura, de fazer a primeira parte da Anggun e de cantar em duo com Tony Carreira na festa dos Santos Populares perto de Paris... e muito mais. Estou agora na criação do meu novo álbum que será, como o primeiro: franco-português.
FC - Contente por participar no programa de referência da televisão portuguesa?
MT - Fico muita feliz por cantar nesse programa que já conta com 50 anos de existência. É uma linda oportunidade que me foi oferecida pelo o Tozé Santos para me apresentar oficialmente em Portugal. Uma honra que nunca vou esquecer.
FC - Tem acompanhado os Festivais da Canção e os Eurofestivais?
MT - Tenho acompanhado alguns nestes útimos anos, lembro-me muito bem da linda Liana que cantava “Sonhos mágicos” no Festival RTP em 2000 ou da voz poderosa da Vânia Fernandes no Festival da Eurovisão em 2008. São programas a que não faltava na minha infância acompanhada dos meus pais. Deliciavamo-nos ao ver os artistas que representavam Portugal.
FC - Qual a canção portuguesa que mais gosta das que já representaram Portugal no Festival da Eurovisão?
MT - Gostei muito da Rita Guera não só pelo o seu timbre grave, mas também, pela sua presença no palco, mais, tinha o aspecto duma linda sereia.
Os nossos agradecimentos a Madalena Trabuco pela presente entrevista.
Fonte: Festivais da Canção, Madelena Trabuco





