
Festivais da Canção entrevista Hélder Godinho (pela 2ªvez)
03/03/2014 por Carlos Portelo

Hélder Godinho é o compositor responsável pela Canção nº4 Mais para dar. A sua segunda entrevista ao nosso site aqui,
Festivais da Canção – Ficou surpreendido com o convite da RTP para participar no FC deste ano?Hélder Godinho - Sim, fiquei muito surpreendido com o convite, até porque sabia que já tinham sido escolhidos todos os compositores do Festival deste ano.
FC – Como descreve a sua canção?
HG - Trata-se de uma canção Pop/Rock com uma sonoridade, no meu entender, internacional.
FC – Fale-nos dos motivos que o levaram a escolher Marina Ferraz para escrever a letra da sua composição e Carla Ribeiro para a interpretar?
HG - Já trabalho com a Marina há alguns anos e sempre combinámos perfeitamente a escrita com a música. Quando o convite me foi feito foi apenas natural que se tenha estendido à Marina Ferraz.Quanto à Carla considerámos que ela tinha a voz perfeita para este tema e como já tinha trabalhado com ela sabia que faríamos uma boa equipa.
FC – Já tinha esta canção feita ou compô-la propositadamente para o Festival?
HG - Fiz o tema a pensar no Festival da Canção, curiosamente antes do convite. Iria enviar maquete na primeira oportunidade que surgisse. Foi mais cedo do que pensava... :)
FC – Esta canção aproxima-se, afasta-se ou é uma rutura em relação às que habitualmente compõe para o seu próprio reportório?
HG - O meu repertório é bastante vasto, por vezes passando pelo Rock outras vezes por música de orquestra. Este tema é sem dúvida um dos vários reflexos do que faço. Aproxima-se de um dos estilos que costumo compor ao mesmo tempo que se afasta de outros.
FC – Como vê o método de apuramento da nossa canção para o ESC, isto é, 100% televoto sem restrição do número de chamadas?
HG - As regras foram bem definidas pela RTP e aceito-as como estão. Enquanto músico e compositor o que desejo apenas é que gostem da nossa música.
FC – Quem irá ser o estilista que vestirá a seu intérprete para a noite do Festival?
HG - Deixámos o guarda-roupa nas mãos da RTP. A Carla será vestida pela Cátia Castel-Branco.
FC – Como será a apresentação em palco da sua canção? Tem alguma coreografia/ marcação própria?
HG - Não queremos revelar muito do que se passará em palco. O que posso dizer é que vão querer estar atentos à nossa atuação.
FC – Na apresentação da sua canção em palco podemos ver algum efeito cénico especial?
HG - Como disse na questão anterior, fiquem atentos.
FC – Que expectativas tem para a sua canção neste Festival?
HG - A expetativa é a de apresentar uma boa canção, uma boa atuação e proporcionar um bom espetáculo ao público no Convento do Beato e aos espetadores da RTP. O resto é bónus. :)
FC – O Festival da Canção comemora 50 anos. Por favor escolha uma das seguintes 3 opções como a mais correta para si:A) O Festival da Canção é uma marca importante da RTPB) O Festival da Canção extravasa a própria RTP, sendo uma referência nacionalC) Uma marca a descontinuar
HG - Escolheria a B.
FC – Como vê o atual panorama musical em Portugal quando muitos músicos e cantores estão sem trabalho?
HG - O panorama musical em Portugal é algo com que vivo diariamente. De facto, não é fácil... Estou solidário com todos os meus colegas e desejo que o panorama melhore. Até lá, cabe-me compor a melhor música que sei fazer.
FC – Fernando Tordo abandonou o país rumo ao Brasil face ao exposto na pergunta anterior. Quer comentar?
HG - Peço desculpa, mas sinto que não me cabe comentar esta temática.
FC – O facto de não existir em prime time um programa musical com cantores profissionais, com exceção para as imitações não contribuirá fortemente para o desempregos dos nossos cantores e músicos?
HG - Mais uma vez sinto que não sou a pessoa indicada para comentar esta questão.
FC – Quando existem cantores profissionais sem trabalho justifica-se existirem concursos para novos talentos?
HG - Acho que sim. Os novos talentos merecem uma hipótese apesar de tudo.
FC – Este espaço é para a sua canção diga o que pretender sobre ela e toda a equipa.
HG - A nossa equipa é formada por excelentes profissionais. Temos vozes e músicos fabulosos. Espero realmente que o público goste do nosso tema “Mais para dar”, porque estamos realmente a dar o nosso melhor. Levaria este tema não apenas ao Festival mas a qualquer lado porque independentemente do resultado me orgulho dele. Espero que o público goste tanto como eu e vote na canção nº 4.
Os nossos agradecimentos a Hélder Godinho pela presente entrevista.
Fonte: Festivais da Canção, Hélder Godinho





