top of page

Festivais da Canção entrevista Marina Ferraz

16/02/2014 por Carlos Portelo

Marina Ferraz é a autora do poema da Canção nº4, Mais para dar, com música de Hélder Godinho e interpretação de Carla Ribeiro.  A sua entrevista aqui.

Festivais da Canção – Como surgiu a parceria para participar como letrista neste Festival RTP?

Marina Ferraz - O trabalho que tenho vindo a desenvolver, enquanto letrista, com o Helder Godinho, começou já há alguns anos, em 2010. Temos, em conjunto, bastantes originais, alguns dos quais podem ouvir na página de youtube do compositor. No que respeita a este Festival, a parceria manteve-se. Gostamos de trabalhar juntos e dos resultados finais dessa parceria.

 

FC – Descreva-nos a sua canção do ponto de vista poético (da letra).

MF - A letra da "Mais para dar" trata-se de um poema simples, sem grandes artifícios de escrita. É direta e foca uma situação comum, pela qual creio poder afirmar que quase todas as pessoas terão passado, num momento ou outro. Trata-se de um poema que foca, principalmente, o amor próprio e a esperança no futuro, apesar das adversidades da vida.

 

FC – O título do seu tema é “Mais para dar”. Em que se inspirou para este título?

MF - A canção foi intitulada como "Mais para dar" depois do poema estar escrito, pelo que "nasceu" de um dos versos mais fortes do mesmo.

 

FC – Este ano a escolha da canção vencedora recai exclusivamente sobre o televoto. Concorda com este método de votação? Porquê?

MF - Na minha opinião, o voto do público é e sempre será o mais importante (independentemente de haver, ou não, outro modo de votação). Fazemos músicas e letras para o público. Atuamos para ele. O televoto é, talvez, a melhor forma de sabermos como é que as pessoas a quem nos dirigimos respondem ao nosso trabalho.

 

FC – Como se sabe este ano comemoram-se os 50 anos do primeiro Festival RTP da Canção. Qual é a sensação de ser parte integrante deste certame num ano tão especial?MF - Fazer parte do Festival da Canção, independentemente de qual o ano, é algo que me faz sentir muito orgulhosa e feliz. Sendo os 50 anos do certame, sinto-me ainda mais realizada. É realmente a concretização de um sonho.

 

FC – À sua canção foi atribuído o nº 4 no desfile. Acha que a ordem do desfile poderá ter alguma influência na votação dos espectadores em casa

MF - Acredito que talvez a ordem possa ter alguma influência. Ainda assim, acredito mais que a qualidade da música o tem, pelo que, independentemente da ordem, acredito que passarão as favoritas do publico.

 

FC – Dos temas que até hoje passaram pelos Festivais RTP qual ou quais considera a(s) melhor(es) letra(s)?

MF - Conseguiria estar aqui infinitamente a enumerá-las. A "Sol de Inverno", a "Desfolhada", "Depois do Adeus", "Flor sem tempo", "Silêncio e tanta gente", "Chamar a música", "O meu coração não tem cor", "Lusitana Paixão", "Antes do Adeus" e tantas outras... há muito boas letras na história do Festival...

 

FC – Este espaço é seu para divulgar o seu tema e a sua equipa. (poderá escrever algumas linhas para divulgar a sua canção).

MF - Acredito verdadeiramente que o tema "Mais para dar" se trata de uma canção forte, cheia de power e que poderá fazer com que muitos se identifiquem com ela. Quanto à equipa que acompanhará a Carla Ribeiro em palco, o que posso para já revelar é que é constituída por excelentes profissionais, com os quais, à partida, confesso ter imenso orgulho de poder trabalhar. Quem são? ;) Em breve saberão...

 

Agradecemos a Marina Ferraz a concessão da presente entrevista.

 

Fonte: Festivais da Canção, Marina Ferraz

Please reload

bottom of page