top of page

Festivais da Canção entrevista Zana

15/02/2014 por Carlos Portelo

Zana vai dar voz e alma à canção Nas asas da sorte, um tema de Jan van Dijck (música) e de Paulo Abreu Lima (letra).

A entrevista de Zana aqui.

Zana - Antes de começar a responder às vossas perguntas, quero enaltecer o apoio que vocês dão ao Festival da Canção, dando-lhe o relevo e o reconhecimento de um evento por excelência da televisao pública, com a maior dignidade pela nossa música, e pelos artistas que deste país fazem parte, tratando de forma digna e igual cada um dos cantores que referem na vossa página, e muitas vezes até ajudando a promover os eventos e espetáculos que fazemos pelo país e não só. O meu obrigado a cada um de vós, ao Carlos Portelo, Luís Pereira, Miguel Meira, Guilherme Ruivo e André Godinho que trabalham para o sucesso do site Festivais da Canção.

 

Festivais da Canção - O que a motivou a participar no Festival da Canção 2014?

Zana - É algo que eu há muito desejava conseguir na minha Carreira e o facto do convite me ter sido feito por um Grande Compositor, “Jan Van Dijck”, com uma Canção que eu adoro e que tudo tem a ver comigo, e com a minha energia enquanto cantora.

 

FC - Como descreve Nas Asas da sorte musical e poeticamente?

Zana - Nas Asas da Sorte é uma Canção com uma forte raiz Portuguesa abraçada á modernidade do arranjo musical, com um Poema lindíssimo do Paulo Abreu Lima.

 

FC -O lema do Festival da Canção deste ano é Alegria é o tom. A sua canção cumpre este requisito?

Zana - Está no tom perfeito.

 

FC - Expectativas para a sua canção neste Festival?

Zana - Essencialmente passar à final, para depois sim sonhar com a viagem à Dinamarca. Festivais da Canção - O sorteio ditou que fosse a terceira a subir ao palco neste Festival. Desiludida ou satisfeita?

Zana - Nem uma, nem outra! Eu acredito no destino.

 

FC - Conhecidos os 10 intérpretes deste Festival com qual dos restantes 9 preferia fazer um dueto, extra concurso se lhe fosse pedido?

Zana - É obvio que tudo dependia do estilo da música em questão já que este festival tem grandes Vozes com características completamente distintas.

 

FC – A escolha das 5 canções finalistas é feita apenas na noite de 8 de março, cabendo a cada número telefónico apenas 1 voto, ou seja, o último voto anula o anterior. Concorda com este método de escolha dos 5 finalistas face ao anteriormente exposto?

Zana – Eu penso que esta opção foi pensada, unicamente, para possibilitar as pessoas que se possam enganar ou sentem dúvidas em relação ás musicas que preferem, de poder corrigir o seu voto para a sua canção favorita. Não vejo outra explicação...

 

FC – Este ano o método de seleção da canção vencedora é feito exclusivamente através do televoto sem restrição do número de chamadas por aparelho telefónico. Quer comentar?

Zana - O senão é que o televoto é ingrato no sentido que uma grande maioria das pessoas vota no seu cantor preferido e não obrigatoriamente no melhor interprete e na melhor canção. Mas regras são regras....

 

FC – Em 1997 defendeu no Festival da Canção o tema Rosa dos ventos, como foi para si essa participação e para si esse festival?

Zana - Em 1997 estava a despertar para a música em inicio de carreira! Foi uma experiência fantástica que me deixou um gostinho doce em sonhar de um dia mais tarde voltar a participar com a música certa e no momento certo.É AGORA. Tenho mais maturidade musical, vocal, e outra atitude. Mas é claro que foi uma experiência que guardo para sempre na minha vida e que tenho na minha aprendizagem enquanto cantora.

 

FC - Das canções que venceram os Festivais da Canção e que desfilaram também com o nº3, escolha a sua preferida referindo porquê, são elas:Tourada (73), Neste barco à vela (87) e Deixa-me sonhar (só mais uma vez) (2003).

Zana – Sem dúvida alguma a música Neste barco á vela , pois pela sonoridade bem portuguesa que a caracteriza e pela fusão de estilos musicais, que é uma das coisas que eu mais gosto na música...

 

FC – O Festival da Canção comemora 50 anos de existência sendo o grande programa de referência da televisão em Portugal. Qual a sensação de participar na edição que comemora este aniversário?

Zana – Uma sensação muito especial, será sem dúvida mais uma etapa na história da RTP. E fazer parte do evento que é o Festival da Canção, torna-se parte da minha história também. Estou sem dúvida muito feliz.

 

FC – Uma sugestão para que Portugal venha a ganhar finalmente o Festival da Eurovisão…

Zana – Em 1º lugar, assumir definitivamente que tem meios e parceiros que garantam a realização do Festival da Eurovisão ( creio que já se manifestou esse propósito) e em 2º lugar, encontrar as pessoas certas com critérios qualitativos e atuais sobre a escolha das Canções para a realização de respetivo Festival dentro de portas.

 

FC – Este espaço é seu apele ao voto, fale da sua canção e ou da sua equipa. Zana - Quero essencialmente referenciar toda a equipa de produção que envolve este tema, que faz jus ao velho ditado português...”os amigos são para as ocasiões”....deram-me todo o seu apoio, tempo, experiência profissional, o que torna esta canção ainda mais especial e com mais energia! Era uma vontade minha trabalhar com quem mais gosto e faz sentido e faz sentido que sejam eles. No final terei todo o prazer em dizer um por um as pessoas fantásticas e que são e que com todo o seu talento voamos “NAS ASAS DA SORTE”.Comigo vai estar em Palco um coro masculino formado por: - Tiago Ribeiro - Alexandre Sousa - Almyr Moreno - David Guerreiro .

 

Fonte: Festivais da Canção, Zana

Please reload

bottom of page