top of page

Festivais da Canção entrevista Carlos Coelho

20/02/2014 por Carlos Portelo

Carlos Coelho está de regresso ao festival,  com a mesma parceria de 2010, ou seja, com Andre Babic (música) e com Catarina Pereira (interpretação) . A entrevista aqui.

Festivais da Canção – Como reagiu a mais um convite para participar no Festival da Canção?
Carlos Coelho - Feliz e obviamente grato à RTP pelo reconhecimento de um trabalho que pensarão ser bem feito, ainda mais sendo o 3º convite para preparar uma canção para o Festival da Canção.


FC – Descreva-nos a sua canção do ponto de vista poético (da letra).
CC - É uma canção de sedução, da sensualidade e do encontro. De festa, alegria e do Verão. Com simplicidade, elegância, modernidade e graciosidade. E condimentada com algum misticismo. Gravámos também uma versão em inglês, que mantém também este espírito feliz, forte e até maroto.

FC – O título do seu tema é “Mea Culpa”. Em que se inspirou para este título?
CC - Gostava de ter uma história mais romântica sobre uma inspiração extraordinária, mas é bastante mais simples. O Andrej Babic fez a melodia e para o refrão eu precisava duma palavra forte de 2 sílabas, com a primeira acentuada. “Culpa” era uma das palavras, que obviamente me levou a “Mea Culpa”, uma expressão forte, impactante, internacional. “Mea Culpa” ficou, e a letra nasceu a partir daí!

FC – O nome da sua canção é em Latim. Poderemos esperar mais palavras nesta língua ao longo do poema?
CC - Podem esperar, mas elas não irão aparecer. :)

FC - “Mea Culpa” em que sentido é que este tema converge e/ou diverge dos temas que anteriormente apresentou no Festival?
CC - É uma canção dance, portanto diverge desde logo nas batidas por minuto (bpm) de “Senhora do Mar” e “Vida Minha”. Das 4 anteriores, “Mea Culpa” estará mais próxima seguramente da estética de “Canta Por Mim”, dance com um toque étnico, até porque é a mesma cantora.
 

FC – É a primeira vez que repete um intérprete. Porque é que a escolha deste ano recaiu, de novo, em Catarina Pereira?

CC - Foi uma escolha natural. Quando a RTP me telefonou pelo convite, imediatamente os informei que iríamos escolher a Catarina Pereira. Só depois falei com ela que aceitou e se interessou muito neste projecto. Em 2010, a Catarina demonstrou ser uma aposta surpreendente e tivemos em palco uma actuação altamente “Eurovisionável”. Sendo o tema do Festival da Canção 2014 a “alegria”, resolvemos colocar alegria em palco e para já, a reacção dos fans ao regresso da Catarina Pereira tem sido essa: alegria!

 

FC – Já estão definidos todos os elementos que irão estar em palco com a Catarina? Quem são e que funções irão desempenhar?

CC - Sim, já. Temos uma feliz equipa em palco: jovem, talentosa, enérgica e motivada. A juntar-se à inevitável Catarina Pereira, temos a radiante Joana Almeida (backvocal), a carismática Estrela Fernandes (backvocal), o charmoso Nuel d’Oliveira (backvocal), o dedicado Augusto Gonçalves (coreógrafo e bailarino) e o empenhado Alexander Alexandrov (bailarino).

 

FC – Este ano a escolha da canção vencedora recai exclusivamente sobre o televoto. Concorda com este método de votação? Porquê?

CC - Já é o 5º Festival da Canção em que participo. Já vi votações online, já vi televotos com limite de votos, já vi televotos sem limites de votos, já vi júris nacionais… e nenhum sistema de votação é afinal perfeito. No entanto, tendo a preferir o televoto por ser o mais democrático, mesmo que comporte falhas.

 

FC – Como se sabe este ano comemoram-se os 50 anos do primeiro Festival RTP da Canção. Qual é a sensação de ser parte integrante deste certame num ano tão especial?CC - Fazer parte das Bodas de Ouro do Festival da Canção é um motivo especial de orgulho e de festa! Mas por outro lado, começo a sentir-me envelhecido, porque puseram-me a pensar nisso... e afinal em 50 anos de Festival, já estive presente em 10% deles!

 

FC – À sua canção foi atribuído o nº 1 no desfile. Acha que a ordem do desfile poderá ter alguma influência na votação dos espectadores em casa?CC - Penso que não faz grande diferença, pela minha experiência. “Senhora do Mar” venceu o televoto no n.º 5, “Canta Por Mim” venceu como n.º 5 e n.º 8, “Vida Minha” venceu o televoto no n.º 12. Até acho graça a sermos a canção n.º 1. Aliás, até será bom para todos que o espectáculo comece com uma boa canção!

 

FC – Dos temas que até hoje passaram pelos Festivais RTP qual ou quais considera a(s) melhor(es) letra(s)?

CC - Quando estiverem a ler esta entrevista, com certeza me terei lembrado de muitas mais, mas vou referir “Vinho do Porto, Vinho de Portugal” do genial Carlos Paião.

 

FC – Este espaço é seu para divulgar o seu tema e a sua equipa. (poderá escrever algumas linhas para divulgar a sua canção).

CC - Antes de mais, obrigado ao vosso site pela simpatia e atenção que dedicam ao Festival da Canção e às nossas canções!Irei divulgar apenas que temos uma equipa motivada e estamos a trabalhar com todo o esforço, a humildade e dedicação para 3 minutos memoráveis na noite de 8 de Março e que façam justiça à confiança que depositam em nós. E se gostarem, cada um de nós só poderá dizer… “MEA CULPA”!

 

 

Agradecemos a Carlos Coelho a sua colaboração e as suas palavras sobre o nosso trabalho.

Please reload

bottom of page