top of page

Festivais da Canção entrevista Catarina Pereira

23/02/2014 por Carlos Portelo

Catarina Pereira após 4 anos, regressa ao Festival da Canção para defender o tema Mea culpa da mesma dupla de autores de 2010. A entrevista aqui.

Festivais da Canção - Passados 4 anos vamos poder ver a Catarina de novo no Festival da Canção. O que a motivou a regressar ao Festival?Catarina Pereira - É verdade! O Carlos Coelho e o Andrej Babic convidaram-me para mais uma aventura como a de 2010. Passados quatro anos achei que estava na altura de voltar àquele que foi um dos melhores momentos da minha carreira e percebi logo que não haveria outra resposta senão aceitar com muito orgulho este desafio!

 

FC - Como descreve Mea Culpa musical e poeticamente?

CP - Musicalmente é alegre, sensual e explosiva. Poeticamente é muito sensual e marota como diria o Carlos Coelho.

 

FC -O lema do Festival da Canção deste ano é Alegria é o tom. A sua canção cumpre este requisito?

CP - Cumpre pois! Não há tempo para tristezas!

 

FC - Expectativas para a sua canção neste Festival?

CP - A expectativa que tenho é fazer um bom trabalho juntamente com toda a equipa que não podia estar mais focada. Vamos aproveitar cada momento e não desiludir as pessoas que nos têm apoiado.

 

FC - O sorteio ditou que fosse a primeira a abrir o desfile das 10 canções. Desiludida ou satisfeita?
CP - Não ligo muito a isso. Acho que se uma actuação for boa não importa a ordem. Convém é estarem ligados desde o inicio do programa para não perderem um segundo que seja. Hehe
 

FC – Conhecidos os 10 intérpretes deste Festival com qual dos restantes 9 preferia fazer um dueto, extra concurso se lhe fosse pedido?
CP - Sinceramente este ano o leque de concorrentes está muito interessante, e talento não falta. Tenho colegas que conheço e que admiro. Mas há bastante tempo que queria ter o prazer de conhecer o Ricardo Afonso pelo seu enorme talento e porque o admiro por todo o seu percurso… seria o Ricardo!

 

FC – A escolha das 5 canções finalistas é feita apenas na noite de 8 de março, cabendo a cada número telefónico apenas 1 voto, ou seja, o último voto anula o anterior. Concorda com este método de escolha dos 5 finalistas face ao anteriormente exposto?

CP - Concordo. É obvio que nenhum método é perfeito mas parece-me o mais justo.

 

FC – Este ano o método de seleção da canção vencedora é feito exclusivamente através do televoto sem restrição do número de chamadas por aparelho telefónico. Quer comentar?

CP - Não tenho muito a dizer. Acho que o público naturalmente escolhe quem gostaria de ver representar o seu país e penso que é justo que assim seja.

 

FC – Em 2010 foi a preferida do público, tendo vencido o televoto. Ficou a 1 ponto da vencedora. Qual a sensação?

CP - A sensação de dever cumprido. Agradeço mesmo muito às pessoas que nos apoiaram! Agora, este ano é outro desafio e o que lá vai, lá vai! Let’s go!

 

FC - Das canções que venceram os Festivais da Canção e que desfilaram também com o nº1, escolha a sua preferida referindo porquê, são elas:Oração (64), Ele e ela (66), Desfolhada (69) e Portugal no Coração (77).

CP - Desfolhada! Para além de achar a música muito boa, acho que a Simone fez uma interpretação muito boa. Presença e voz incríveis!

 

FC – O Festival da Canção comemora 50 anos de existência sendo o grande programa de referência da televisão em Portugal. Qual a sensação de participar na edição que comemora este aniversário?

CP - Como disse anteriormente, já por si só participar no Festival da Canção vale o que vale, ainda para mais comemorando uma data como esta. Não poderia estar mais ansiosa.

 

FC – Uma sugestão para que Portugal venha a ganhar finalmente o Festival da Eurovisão…

CP - Eu não sei se vencer a Eurovisão só depende do tipo de canção, mas acho fundamental que quem compõe canções para este evento esteja muito bem contextualizado sobre o que funciona ou não na Eurovisão. O que é bom para nós nem sempre se enquadra naquele contexto e vice-versa.

 

FC – Este espaço é seu apele ao voto, fale da sua canção e ou da sua equipa.

CP - Espero que fiquem orgulhosos da nossa actuação. Estamos a trabalhar para que tudo corra da melhor forma e ultrapasse as expectativas do “canta por mim” !

 

Fonte: Festivais da Canção, Catarina Pereira

Please reload

bottom of page