top of page

Memórias do Festival - Hoje com André Sarbib

13/08/2014 por Miguel Meira

André Sarbib é um músico conceituado no panorama do jazz português. Vive no Porto e tem feito inúmeros espectáculos com uma componente jazzística na cidade invicta.

Introduziu as big bands em Portugal e fez parte de vários grupos como os Tártaros, os Albatroz e os Arte & Ofício. É pianista e, apesar de ser um músico mais de palco, já editou vários CDs sobretudo na década de 90. O seu trabalho discográfico mais recente data de 2008 e tem por título This Is It. Participou no Festival RTP 1984 e dez anos depois volta como membro do júri de sala nas semifinais do Festival RTP 1994. Mais recentemente integrou o júri do Porto, em dois festivais.

Festivais da Canção - Que memórias tem dos festivais em que participou?

André Sarbib - Em relação à primeira questão efectivamente só uma vez entrei no Festival fazendo parte do Quinteto Paulo de Carvalho, onde a sua companheira da altura, Helena Isabel, também participou. Acho que era uma canção alegre e divertida mas que infelizmente não ganhou, como normalmente as canções mais interessantes não ganhavam e todos sabemos porquê!!! Outros valores mais altos se sobrepunham!!! Mas adiante...

 

FC - Existe alguma história ou curiosidade sobre a sua participação no Festival que queira partilhar connosco?

AS - Sobre a segunda questão aconteceu efectivamente um episódio no ano em que ganhou a Sara Tavares (não posso precisar o ano, mas talvez tenha sido 94). Fui júri nacional e voltando ao que escrevi na pergunta anterior fui abordado no intervalo por uma produtora para que estivesse com atenção para a música tal, pois convinha que desse boa pontuação à referida música, mais propriamente fui assediado para tal!!! Lembro que na altura respondi: meu caro amigo eu vou dar a pontuação que achar e não é o Senhor nem ninguém que me vem aliciar para que dê uma pontuação por conveniência.

 

FC - Fale-nos sobre o tema que interpretou.

AS - Em relação à terceira questão, tirando a participação que tive com o Paulo de Carvalho, não tive mais nenhuma e sobre essa tenho pena que a pontuação não tivesse sido melhor pois a música era bastante gira e chamava-se, lembro-me agora "Já Pode Ser Tarde".

 

FC - Para si qual é a melhor canção de sempre que passou pelos Festivais RTP (vencedora ou não)?

AS - Para mim das melhores canções que eu me lembre que passaram no tempo em que ainda consegui ouvir o Festival foram o "Verão" do Carlos Mendes e sem dúvida alguma a melhor foi a do Paulo "E Depois do Adeus".

 

André Sarbib participou apenas uma vez como membro de um grupo no Festival da Canção, do Quinteto Paulo de Carvalho.

 

1984 - "(Já) Pode Ser Tarde"

Please reload

bottom of page