top of page

Memórias do Festival - Hoje com Herman José

06/08/2014 por Miguel Meira

Herman José nasceu a 19 de Março de 1954 em Lisboa e é um dos mais conceituados artistas portugueses.

Muitas vezes considerado o pai do humor português, é cantor, entertainer, apresentador, actor e foi o responsável por muitos dos programas de maior êxito em Portugal. Estreia-se como actor em 1974 na peça "Uma No Cravo e Outra Na Ditadura", no Teatro ABC, sendo descoberto por Nicolau Breyner que o leva para concretizar a dupla de sucesso "Sr. Feliz e Sr. Contente". A partir daí nunca mais parou, tendo já passado por todos os canais portugueses em prime-time. Entre as suas canções de mais sucesso destacam-se "Saca o Saca-Rolhas", "Canção do Beijinho", "Bamos Lá Cambada", entre muitas outras. Foi o criador de personagens de sucesso como Tony Silva, Maximiana, Serafim Saudade, Super Tia, Diácono Remédios e mais recentemente Nelo. Para a história da televisão entraram programas como O Tal Canal, Hermanias, Humor de Perdição, Casino Royal, Roda da Sorte, Parabéns, Herman Enciclopédia e os talk-shows Herman 98 ou Herman SIC. É um dos artistas portugueses mais completos, tendo já entrevistado centenas de pessoas do mundo do espectáculo a nível nacional e internacional.

 

Festivais da Canção - Que memórias tem dos festivais em que participou?

Herman José - Tive a felicidade de ter participado como júri, coapresentador e intérprete no tempo em que o Festival parava o país. Guardo as melhores recordações

 

FC - Existe alguma história ou curiosidade sobre a sua participação no Festival que queira partilhar connosco?

HJ - No ano em que participei estive quase a ganhar, o que se revelaria uma calamidade. Sendo cidadão alemão não poderia defender a canção por Portugal. Felizmente ganhou o Armando Gama.

 

FC - Fale-nos sobre o tema que interpretou.

HJ - "A Cor Do Teu Baton", de Tozé Brito e António Avelar Pinho.

 

FC - Para si qual é a melhor canção de sempre que passou pelos Festivais RTP (vencedora ou não)?

HJ - O primeiro festival transmitido a cores e que ganhou o Cid. Foi uma emoção e ficámos a saber que o blusão dele era verde!

 

 

Herman José participou apenas uma vez como intérprete no Festival da Canção. Foi um dos elementos do júri de sala do Festival RTP 1984 e apresentou os Festivais RTP 1977 e 1995, no primeiro em duo com Nicolau Breyner, no célebre Sr. Feliz e Sr. Contente. Em 1995 foi o responsável pela apresentação do júri distrital.

 

1983 - "A Cor do Teu Bâton"

Please reload

bottom of page