top of page

Memórias do Festival - Hoje com Miguel Braga

22/04/2014 por Miguel Meira, Carlos Portelo

Miguel Braga nasceu no Porto em 1948 e é um pianista e compositor português. Começou a sua carreira durante os anos 70, fazendo parte de vários grupos.

Criou logo aí uma sonoridade própria entre o jazz e a música brasileira, a qual tem desenvolvido em inúmeros projectos ao longo da sua carreira. Colaborou com Fernando Girão e André Sarbib e só em 1990 é que editou o seu primeiro trabalho intitulado "Ritual". Em 1992 deslocou-se aos Estados Unidos da América onde fez uma série de concertos em clubes com várias estrelas do jazz. Continuou a editar alguns trabalhos e colaborou na edição dos discos "Simone Me Confesso" de Simone de Oliveira e "Margens" de Carlos do Carmo. Tem vários projectos como o Transa Atlântica onde junta a música portuguesa a nomes da música brasileira. Colabora actualmente com vários cantores, entre eles Ivan Lins, André Sarbib e tem feito inúmeros trabalhos com Lara Li, do qual em 2010 foi editado o CD "Levemente". O seu último disco é de 2012 e tem por nome "Like A Tree".

Festivais da Canção - Que memórias tem dos Festivais em que participou?
Miguel Braga - Participei como intérprete, integrado no Quinteto Paulo de Carvalho, com a canção "Já Pode Ser Tarde" (1984); como autor, compositor e intérprete com Mónica Ferraz, com a canção "Vai À Procura" (2000), autor e compositor da canção "Secreta Passagem" (2001) e autor, compositor e intérprete da canção "Milagres Precisam-se" (2001).

FC - Existe alguma história ou curiosidade sobre a sua participação no Festival que queira partilhar connosco?
MB - A canção "Já Pode Ser Tarde" (1984) foi considerada a melhor dessa edição pelo extinto Jornal Sete. A canção "Vai À Procura" (2000) teve o prémio de interpretação e classificou-se em 3º lugar.
FC - Fale-nos sobre os temas que compôs.
MB - Os temas que compus integram o meu CD "Secreta Passagem" de Miguel Braga e Amigos, editado por Numérica (2005). Neste trabalho Paulo de Carvalho canta "Milagres Precisam-se", Diana Basto canta "Secreta Passagem" e eu com Sissa Afonso cantamos "Vai À Procura". Este CD conta ainda com participações de Ivan Lins, Carlos do Carmo, Pedro Abrunhosa, Lara Li, Fernando Girão, Paula Oliveira, entre outras.

FC - Para si, qual é a melhor canção de sempre que passou pelos Festivais RTP (vencedora ou não)?
MB - Elejo a canção "No Teu Poema", letra e música de José Luís Tinoco.

Miguel Braga participou nos seguintes Festivais:
1984 - Quinteto Paulo de Carvalho "Já Pode Ser Tarde" (intérprete).
2000 - Secreta Passagem "Vai À Procura" (autor, compositor e intérprete).
2001 - Mónica Ferraz "Secreta Passagem" (autor e compositor).
2001 - Miguel Braga "Milagres Precisam-se" (autor, compositor e intérprete).

Fonte: Festivais da Canção, Miguel Braga

Please reload

bottom of page