top of page

Memórias do Festival - Hoje com Paulo Martins

16/04/2014 por Miguel Meira

Paulo Martins é um dos grandes compositores e letristas de Portugal, tendo começado a carreira na música em 1997.

Foi um dos membros fundadores da banda Sexto Sentido, da qual é vocalista. A banda teve o seu primeiro trabalho em 1999 e caracterizou-se por uma sonoridade forte, misturando o rock com grandes baladas. O tema "Contigo" tornou-se um grande êxito e tiveram também temas em bandas sonoras de novelas da TVI.

Como compositor e autor, Paulo Martins tem trabalhado com muitas das grandes vozes portuguesas, onde se destaca Rita Guerra, do qual é responsável pelos êxitos como "Chegar A Ti", "Secretamente", "À Espera do Sol", "Sentimento", "Gostar de Ti", entre outros. Foi também o responsável pelos grandes temas do último trabalho de Adelaide Ferreira, "Esqueço-me de te Esquecer". Para além destes dois nomes tem trabalhado também com Sérgio Lucas, David Carreira e Mickael Carreira.

Festivais da Canção - Que memórias tem do Festival em que participou?
Paulo Martins - Boas, sobretudo da viagem à Letónia.

FC - Existe alguma história ou curiosidade sobre a sua participação no Festival que queira partilhar connosco?
PM - Novamente relacionado com a viagem e com o país, o facto de anoitecer entre as 23h e a 00h e amanhecer por volta das 4h. Tantas horas de luz alteram-nos completamente o organismo e o ritmo biológico.

FC - Fale-nos sobre o tema que compôs.
PM - "Deixa-me Sonhar (Só Mais Uma Vez)" foi composta em 2003, ano em que a RTP seleccionou a cantora que representaria o país, Rita Guerra, e das canções que concorreram, depois de reduzidas a três e interpretadas por ela, foi esta a mais votada pelo público. Não sei se esse sistema já tinha sido, ou voltou a ser utilizado desde então. Portanto, nessas circunstâncias foi mais uma questão de compor uma canção que explorasse ao máximo as capacidades vocais da cantora, do que uma canção específica para o Festival. Apesar da classificação pobre na Europa, a canção marcou pela positiva, tendo funcionado como um ponto de partida para um bem sucedido regresso da cantora aos originais.

FC - Para si, qual é a melhor canção de sempre que passou pelos Festivais RTP (vencedora ou não)?
PM - "O Vento Mudou" de Eduardo Nascimento.

Paulo Martins participou no Festival:2003 - "(Deixa-me Sonhar (Só Mais Uma Vez)" (letra e música) por Rita Guerra.

Alguns do êxitos de Paulo Martins extra Festival da Canção:
Rita Guerra - "Chegar a ti" / Adelaide Ferreira - "Esqueço-me de te esquecer" / Mickael Carreira - "Como uma tatuagem"

Fonte: Festivais da Canção, Paulo Martins

Please reload

bottom of page