top of page

Múcio Sá

01/04/2014 por Miguel Meira, Carlos Portelo

Múcio Sá nasceu no Brasil e em 1991 radicou-se em Portugal. Estudou música desde os 12 anos, onde a música jazz tem um destaque particular.

É instrumentista, tocando guitarra, guitarra portuguesa, bandolim, baixo, cavaquinho e teclados. Fez parte das bandas residentes de muitos programas da RTP e participou como músico em vários Festivais RTP.

Festivais da Canção - Que memórias tem dos Festivais em que participou?
Múcio Sá - Participei como músico de estúdio em vários Festivais durante a década de 1990. Fui músico residente da orquestra do Festival RTP 2001. Toquei guitarra acústica, eléctrica, bandolim, cavaquinho e guitarra portuguesa. Sob a direcção do produtor musical Johnny Galvão tive oportunidade de escrever alguns arranjos para a orquestra. Nesse mesmo ano participei com o grupo Tribo Urbana, com o tema "Poder Voar". Também participei com o grupo Lisboa Não Sejas Francesa com o tema "Porto de Encontro", no Festival RTP 2008, classificando-se em 9º lugar com 1984 votos.

FC - Existe alguma história ou curiosidade sobre a sua participação no Festival que queira partilhar connosco?
MS - Nas vésperas da final do Festival houve um grande acidente, uma ponte desabou no Norte de Portugal. O acidente ficou conhecido como Tragédia de Entre-os-Rios, ocorrido a 4 de Março de 2001, às 21h15, que consistiu no colapso da Ponte Hintze Ribeiro, inaugurada a 1887 e que fazia a ligação entre Castelo de Paiva e a localidade de Entre-os-Rios. Do acidente resultou a morte de 59 pessoas, incluindo os passageiros de um autocarro e três carros que tentavam alcançar a outro margem do rio Douro. O desastre levou a acusações quanto a negligência do governo português, levando à demissão do Ministro do Equipamento Social da altura, Jorge Coelho. Como a final foi dia 7 de Março em Santa Maria da Feira, vários familiares e amigos de pessoas envolvidas no Festival ficaram assustados, o país só "falava" nisso. A dimensão dessa tragédia encobriu um Festival da Canção que desde há muito tempo tinha perdido o destaque dentro do panorama da cultura portuguesa.

FC - Fale-nos sobre o tema que compôs.
MS - Em 2004 participei como compositor de uma das três canções finalistas, numa parceria com Rosete Caixinha, que fez a letra do tema "Caminhos Singelos" interpretada por Francisco Andrade. O Festival RTP da Canção 2004 foi realizado com a 2ª edição da Operação Triunfo nos dias 18 de Janeiro de 2004 (apresentação das canções) e 25 de Janeiro de 2004 (votação) nos Estúdios da Endemol. A solução de juntar Operação Triunfo e Festival RTP da Canção 2004 pareceu-me bastante infeliz.

FC - Para si qual é a melhor canção de sempre que passou pelos Festivais RTP (vencedora ou não)?
MS - O meu coração não tem cor (1996) por Lúcia Moniz e Secreta passagem (2001) por Mónica Ferraz

Please reload

bottom of page