top of page

Adelaide Ferreira

26/03/2014 por Carlos Portelo, Miguel Meira

Adelaide Ferreira é uma das melhores cantoras portuguesas. Começa a sua carreira como actriz no final dos anos 70. No início dos anos 80 lança alguns temas que a fazem entrar na música como uma rockeira assumida. "Baby Suicida" e "Trânsito" são dois êxitos dessa época.

Grava o seu primeiro LP em 1986 e desde aí não tem parado. Em 1984 classifica-se em 2º lugar no Festival da OTI com "Vem No Meu Sonho". Participou no Festival RTP 1984, onde arrecadou o prémio de interpretação. Venceu o certame no ano seguinte e representou Portugal na Eurovisão em 1985 com o tema "Penso Em Ti (Eu Sei)".

Participa em Festivais, continua a editar vários discos, com uma componente mais de baladas na actualidade. O seu último trabalho "Esqueço-me de te Esquecer" data de 2011. Como actriz tem sido presença constante em séries e novelas das quais destacamos "Duarte & Companhia", "Morangos Com Açúcar" ou "Podia Acabar o Mundo".

Festivais da Canção – Que memórias tem do(s) Festival(ais) em que participou?
Adelaide Ferreira - Lembro me da disciplina e rigor com que me preparei para dominar as canções. Lembro-me de me ter incomodado ter ganho o festival, porque outras pessoas que também concorreram ficavam tristes. Foi uma grande felicidade enquanto cantora, porque me projetou definitivamente em Portugal, e me viabilizou a continuidade na música.

FC – Existe alguma história ou curiosidade sobre a sua participação no Festival que queira partilhar connosco?
AF - Embora não seja no mesmo certame, representei a RTP noutro Festival (OTI1984), onde, cerca de um minuto antes de entrar, as fitas dos meus altíssimos sapatos brancos de cetim, partiram e entrei bem devagarinho no palco, nervosa, não por ir cantar mas com medo de cair.

FC - Fale-nos sobre o(s) tema(s) que interpretou.
AF - Quero te, choro te...foi a disciplina, a concentração, a fuga, durante três minutos ausentei-me e viajei para um mundo só meu apesar de estar a partilha-lo com tanta gente bonita. Penso em ti ( eu sei), foi a criação, a emoção que me guiou, sempre consciente de que estava naquela sala, com todas aquelas pessoas que admiram a arte da música à sua maneira.

FC – Para si qual é a melhor canção de sempre que passou pelos Festivais RTP (vencedora ou não)?
AF - São muitos os temas que podiam ter ido mais longe. Lembro-me de "Maria Vida Fria" (FC Rio de Janeiro 1972) , por exemplo, mas muitas outras poderiam ter ganho e maravilhado a nossa memória coletiva.

Adelaide Ferreira teve 3 participações nos Festivais RTP:

1980 - Alegria em Mi Maior pelas Alegres Comadres
1984 - Quero-te, Choro-te, Odeio-te, Adoro-te por Adelaide Ferreira
1985 - Penso em Ti (Eu Sei) por Adelaide Ferreira

Please reload

bottom of page