top of page

Valentina Torres

28/01/2014 por Miguel Meira, Carlos Portelo

Valentina Torres foi uma das caras da RTP durante os anos 80, tendo feito sobretudo locução de continuidade.

Era uma das caras da RTP Porto e foi convidada para apresentar o Festival RTP 1983 em conjunto com Eládio Clímaco, em directo do Coliseu do Porto. A partir de 1987, para além da televisão, tem em paralelo uma carreira musical em conjunto com o seu marido Armando Gama, que duraria até ao final da década de 2000, donde sobressai o êxito "Cenas de um Casamento". Apresentou também o especial do programa "Deixem Passar A Música", em 1988, onde foram apresentadas as seis canções concorrentes à selecção interna para a Eurovisão. Em 2005 participou no programa "1ª Companhia", da TVI, tendo sido uma das finalistas. Foi também comentadora dos programas das manhãs da SIC, na rubrica "Tertúlia Cor-de-Rosa".

Festivais da Canção - Que memórias tem do Festival que apresentou?
Valentina Torres - O Festival que apresentei foi o de 1983 e ficará para sempre na minha memória já que foi quase a minha estreia em televisão. Apresentei-o com o meu querido Eládio Clímaco e conheci gente fantástica cheia de talento: Herman José, Carlos Paião, Cândida Branca Flor, Alexandra, Ana, Jorge Fernando e Armando Gama.

FC - Existe alguma história ou curiosidade sobre a sua participação no Festival que queira partilhar connosco?
VT - Bom, com este último artista que referi, casei-me 6 meses mais tarde. :)

FC - Para si, qual é a melhor canção de sempre que passou pelos Festivais RTP (vencedora ou não)?
VT - Quanto à melhor canção de sempre do Festival foi "E Depois do Adeus" de José Calvário, interpretada magistralmente pela VOZ de Portugal: Paulo de Carvalho!

Fonte: Festivais da Canção, Valentina Torres

Please reload

bottom of page