top of page

Tó Andrade

04/02/2014 por Miguel Meira, Carlos Portelo

Tó Andrade, como é conhecido foi o letrista de quatro temas concorrentes ao Festival RTP da Canção, entre eles o tema vencedor de 1999. É músico, tendo começado a sua actividade nos anos 70, em Luanda.

Tem tocado com diversas bandas e artistas dos quais se destacam a Go Graal Blues Band, Fernando Correia Marques, Emanuel e Anabela. Fez parte das bandas JazzMe (cuja vocalista era Cláudia Soares) e Ice Scream (em que Paulo Brissos era vocalista). Actualmente é o baixista da banda que acompanha Rui Bandeira.

Festivais da Canção - Que memórias tem dos Festivais em que participou?
Tó Andrade - Só guardo boas memórias do primeiro em que participei como autor (36º Festival RTP da Canção), uma vez que foi o último festival em que houve um júri a nível nacional e os júris distritais eram compostos por músicos profissionais, professores de música, maestros e gente ligada à música, logo pessoas entendidas e idóneas. A partir daí entrou-se na feira das votações do público ou na escolha directa.

FC - Existe alguma história ou curiosidade sobre a sua participação no Festival que queira partilhar connosco?
TA - Uma história um pouco rocambolesca aconteceu na entrega de prémios, quando a Dr.ª Maria Elisa ia entregar o prémio para a orquestração ao Jorge do Carmo e reparou que ele já ostentava um troféu (o de compositor) e disse: "Mas você já tem um!" Gerou-se ali um impasse até ela ser informada que o Jorge receberia dois troféus: um para a composição e outro para a orquestração.

FC - Fale-nos sobre os temas que compôs.
TA - O tema "Como Tudo Começou", vencedor do 36º Festival RTP da Canção, foi um tema composto não para o Festival, mas para o álbum de estreia do Rui Bandeira. E foi por mero acaso que concorremos... como os temas já estavam gravados, misturados e masterizados, eu, o Jorge do Carmo e o Rui Bandeira achámos que não teríamos nada a perder em enviar os temas para concurso. E foi uma surpresa ter sido este o escolhido, uma vez que na nossa opinião, não era tema de Festival, visto que começava com um "flam" de tarola e acabava com um break de bateria... inédito no Festival, mas por outro lado era um tema fresco, um pop rock pouco visto em Festivais da Canção. Seguidamente [em 2009] concorri com outro tema "Jura, Que Ainda Me Queres", de minha autoria, do Jorge do Carmo e do Flávio e interpretado por este último. Ficou-se pelas meias-finais, pois nesse ano o Festival pautou-se pela realização de eliminatórias. Também concorri com o Jorge do Carmo, com o tema "Quem É Que Será", na voz do David Navarro. Este tema, uma balada, atingiu as semifinais ao vivo, mas ficou relativamente mal classificado. Foi salvo erro, na edição de 2010. A minha última participação foi com outro tema em 2010, "Minha Alma Lusitana", com música de Nuno Pires, interpretada por Ricardo Stefan. Na altura foi apurada mas ficou pelas eliminatórias.

FC - Para si qual é a melhor canção de sempre que passou pelos Festivais RTP (vencedora ou não)?
TA - Para mim as melhores canções de sempre são a "Desfolhada" e a "Senhora do Mar", sem qualquer ordem preferencial. São duas extraordinárias canções e se tivesse de escolher uma, ficaria em muito maus lençóis...

Tó Andrade teve 4 canções nos Festivais da Canção:
1999 - Como tudo começou por Rui Bandeira
2009 - Jura que ainda me queres por Flávio
2010 - Quem é que será por David Navarro
2010 - Minha alma lusitana por Ricardo Levi

Fonte: Festivais da Canção, Tó Andrade

Please reload

bottom of page