top of page

Nuno Marques da Silva

22/02/2014 por Miguel Meira, Carlos Portelo

Nuno Marques da Silva é bem conhecido dos fãs do Festival por ser o autor de quatro temas que tem participado nos últimos Festivais da Canção.

Como curiosidade foi também o apresentador da Grande Noite do Fado no ano de 2000.

Como letrista assinou 4 poemas para composições de Nuno Feist: "Além do Sonho" (2007), "Do Outro Lado da Vida" (2008), "Alvorada" (2010) e "Gratia Plena" (2012). Encontra-se a participar no Festival RTP 2014 que esperemos que lhe traga as melhores memórias possíveis. É o autor da canção nº 8, "Sonhos Roubados", composta mais uma vez por Nuno Feist para a voz de Raquel Guerra.

Festivais da Canção - Que memórias tem dos Festivais em que participou? Nuno Marques da Silva - Foram todos muito diferentes, mas as melhores memórias são com certeza dos amigos que fiz ao longo destes anos de participações e algumas emoções muito especiais em alguns momentos.

FC - Existe alguma história ou curiosidade sobre a sua participação no Festival que queira partilhar connosco?
NMS - Lembro-me que chorei de emoção quando a Vanessa e o Henrique cantaram o "Além do Sonho" na noite do Festival. Foi um momento muito especial para mim e depois mais tarde quando a Vanessa foi demolidora com a "Alvorada". Tive vontade de saltar para o palco para a abraçar lavado em lágrimas. Acho que estava mais nervoso que ela. Num lado mais divertido, recordo-me quando o Ricardo Soler estava a aquecer a voz no Festival de 2012 e foi para dentro de uma casa de banho e deu um daqueles agudos dele. Toda a gente cá fora se perguntava o que estava a acontecer.

FC - Fale-nos sobre os temas que compôs.
NMS - Já falei deles várias vezes mas, "Alvorada" e "Gratia Plena" foram duas declarações de amor à pessoa que mais amo. "Do Outro Lado da Vida" apraz-me saber que toca de uma forma muito especial algumas pessoas pelo feedback que tenho.

FC - Para si qual é a melhor canção de sempre que passou pelos Festivais RTP (vencedora ou não)?
NMS - Essa é difícil. Das vencedoras destacaria duas que considero sublimes: "Desfolhada" e "Uma Flor de Verde Pinho". Uma porque é sem dúvida uma pedrada no charco e um marco na história da música portuguesa. A outra considero-a magnífica no poema, na música e na interpretação. Das não vencedoras: "Cavalo À Solta". É tudo o que um dia eu gostaria de escrever.

Nuno Marques da Silva teve 4 canções nos Festivais da Canção:


2007 - Além do sonho por Henrique Feist e Vanessa
2008 - Do outro lado da vida por Vanessa Silva
2010 - Alvorada por Vanessa Silva

2012 - Gratia plena por Ricardo Soler

Fonte: Festivais da Canção, Nuno Marques da Silva

Please reload

bottom of page