top of page

Biografia de Zana

Zana é o nome artístico de Susana Pinto, nascida a 10 de Maio, em Lisboa. Começou desde cedo a interessar-se pela música, tendo o início da sua carreira musical sido na década de 90. Em 1997 participou pela primeira vez no Festival RTP, com o tema “Rosa dos Ventos”, passando primeiro pelas semifinais, donde sai finalista, com um tema composto por Raimundo Martins e Simon Wadsworth e com letra de Fernando Soares. Ficou classificada em 7º lugar. Nesse mesmo ano participou no programa Chuva de Estrelas, onde interpretou o clássico “Son Of A Preacher Man”, numa imitação de Dusty Springfield, que apesar de elogiada não foi finalista.

No ano seguinte participou na Grande Noite do Fado, da qual se sagrou vencedora no Coliseu dos Recreios. A partir de 1998 a carreira de Zana consolidou-se através da participação em vários programas enquanto cantora residente. Primeiro com Paródia Nacional (1999) e Cantigas de Maldizer (2000), na SIC, com produção de Teresa Guilherme e depois fez parte do elenco magnífico do programa Sábado À Noite (2001), na RTP, produzido por Filipe La Féria. Neste último programa participou também enquanto actriz. Em 2002, em conjunto com Marco Quelhas teve o projecto Duas Luas, do qual foi editado um CD e surgem inúmeros espectáculos. No ano seguinte Zana foi a cantora residente do Casino Estoril, onde permaneceu durante um ano. Em 2004 participou como cantora na tournée do espectáculo Portugal em Palco, dedicado unicamente à música portuguesa e onde estiveram presentes Marco Quelhas, Ana Paulino, Bruno Correia, Raquel Ferreira e Telmo Miranda, durante várias formações dado que este projecto permaneceu ao longo de vários anos em palco, correndo o país de lés a lés e que homenageava os últimos 35 anos da música portuguesa.

O ano de 2005 marcou o seu segundo trabalho discográfico e o primeiro editado a solo, com o título “Anel de Fogo”, que foi lançado no Midem em Cannes e no Womex em Newcastle. Este disco era composto por temas originais e três versões de temas de Jorge Fernando, Amália Rodrigues e Zeca Afonso. Os anos de 2005 e 2006 foram marcados pela tournée deste trabalho e nos anos seguintes continuou a participar no espectáculo Portugal em Palco. Em 2009 gravou o seu terceiro álbum de originais em Inglaterra e nos anos seguintes participou em espectáculos com o seu novo projecto de pop, rock e dance intitulado Zana. No ano passado Zana foi uma das cantoras do espectáculo “50 anos, 50 cantigas” que esteve durante meses no Paradise Garage e que depois foi levado a vários sítios do país. Neste espectáculo eram interpretados alguns dos maiores êxitos da música portuguesa dos últimos 50 anos e contava no elenco com David Ripado, Lara Afonso, Rui Drumond e Suzana Pinto.Actualmente Zana encontra-se a preparar um novo projecto e surgiu agora o desafio da participação no Festival RTP com o tema “Nas Asas da Sorte”, da autoria de Paulo Abreu Lima e Jan Van Dijck.

 

Fonte: Zana, Wikipédia, Festivais da Canção - por: Miguel Meira

bottom of page